02/06/2011 - 15:49

Mesmo antes de funcionar, Comperj muda realidade de Itaboraí

Da redação das Tribuninhas

02/06/2011 - om previsão para entrar em funcionamento em 2014, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, em Itaboraí, está mudando o panorama no município que vai abrigá-lo e em seu entorno. Os primeiros efeitos da obra - a maior da Petrobrás no estado e que está orçada em 19 bilhões de dólares - tem sido sentidos, especialmente, no crescimento da população e no aumento do preço dos imóveis.

Segundo o presidente da OAB/Itaboraí, Jocivaldo Lopes, desde o início das obras, a a cidade virou alvo de diversas construtoras. "Até agora, são mais de vinte instaladas por aqui" conta ele. Além do avanço na criação de novos imóveis, o preço para compra e aluguel de casas e apartamentos também preocupa. "Em 2009, um apartamento de 3 quartos, no centro da cidade, era alugado por aproximadamente R$ 1.000. Hoje, a locação chega a custar até R$ 3.000. Esse aumento tem total relação com o fluxo migratório", explica.

O aumento de moradores chama a atenção. Segundo dados da Prefeitura de Itaboraí, só em 2010, foram 50 mil novos moradores, totalizando 300 mil habitantes atualmente. No comércio, o caso é parecido. No último ano, foram 160 novas empresas chegando à cidade.

Para Jocivaldo, o crescimento é válido, mas precisa ser feito com planejamento. "Um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro aponta que o Comperj vai atrair entre 320 e 700 indústrias para o município nos próximos cinco anos. A expectativa é que em dez anos a população chegue a um milhão. Precisamos de mais investimentos nas áreas da saúde, da segurança, de sanemaneto básico", diz.

Demanda no Judiciário também vai aumentar

O desenvolvimento da região trará outra conseqüência imediata: o aumento da demanda no Judiciário. "Com a quantidade de processos que temos em nossa comarca, já sofremos com a morosidade. Imagina como será quando somarem-se as ações oriundas do Comperj?", preocupa-se o presidente da OAB/Itaboraí, Jocivaldo Lopes.

Para tentar atender essa nova demanda, algumas medidas estão sendo tomadas. Em Itaboraí, por exemplo, foi criada a 2ª Vara Federal, além de ter sido acordada a construção de um novo Fórum. O edifício será construído na Rua Vereador Hermínio Moreira, no centro da cidade, em um terreno cedido pela Prefeitura.

Os novos fóruns Federal e Regional, em Niterói e Rio Bonito, respectivamente são outras providências anunciadas. Entretanto, o presidente da OAB/Rio Bonito, César Gomes de Sá, acredita que ainda há muito a ser feito. "Se a Justiça não se tornar célere não adianta termos um número maior de varas. Serão apenas mais serventias que não funcionam", pondera.