12/09/2016 - 16:25 | última atualização em 20/09/2016 - 18:06

No mês de conscientização sobre suicídio, tema será abordado na OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

A ligação entre os problemas causados por drogas, a depressão e o grande número de casos de suicídio, tema ainda considerado um tabu pela sociedade por não ser muito abordado nas discussões sobre saúde, será o mote do evento que a Comissão de Políticas sobre Drogas realizará no próximo dia 21, às 18h30, na sede da OAB/RJ.

Segundo o presidente da comissão, Wanderley Rebello, a palestra, que terá participação do jornalista André Trigueiro, do psiquiatra Jorge Jaber e do presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, é também uma forma de apoio à campanha Setembro amarelo. O projeto é organizado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) para conscientizar a população sobre o grande número de suicídios e as formas de se buscar ajuda profissional.

Pelos números oficiais da campanha, são 32 brasileiros mortos por dia por suicídio, uma taxa superior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. “Abordaremos as principais causas do suicídio, assim como as formas de prevenção, entre elas, o papel do esporte. O suicídio ainda é um assunto muito pouco falado e está na hora de as pessoas se abrirem mais para entender o assunto, principalmente em relação à depressão, que é uma das suas principais causas”, explica Rebello.

O evento é aberto ao público. Interessados podem se inscrever previamente pelo email [email protected]. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.