10/06/2015 - 10:26

COMPARTILHE

Menor que voltou atrás sobre crime na Lagoa diz que mentiu por medo

portal O Globo Online

Em depoimento na Vara da Infância e da Juventude, o segundo menor apreendido pela Divisão de Homicídios (DH) acusado do assalto que terminou com a morte de Jaime Gold, na Lagoa, voltou atrás e inocentou X., menor apreendido pela especializada dois dias depois do crime. O menor, de 15 anos, afirmou, durante uma audiência de 1h40m, que mentiu em seu depoimento porque estava "com medo" e disse que quem o acompanhava, na ocasião, era o terceiro menor - que se entregou na delegacia na semana passada.

Em seu depoimento na DH, o adolescente havia dito que X. conduzia a bicicleta na ocasião e, inclusive, o responsabilizou pelas facadas em Jaime Gold. O menor também havia dito que estava "no quadro da bicicleta". À Justiça, ele negou, novamente, ser o autor dos golpes que mataram o médico.
 
O depoimento do adolescente na DH já havia sido alvo de críticas por parte do advogado Rodrigo Mondego, da OAB, que acompanhou o menor. Na ocasião, ele afirmou que o garoto deu dois nomes no momento de reconhecer, por foto, o primeiro menor.
 
"O depoimento na delegacia foi feito de maneira muito rápida. Quando mostraram a foto do primeiro menor, ele disse um nome. Pouco depois, se corrigiu", afirmou o advogado.
 
Já o terceiro menor a se apresentar na delegacia manteve, em juízo, a versão que deu na delegacia: confessou que participou do assalto e apontou o segundo menor como autor das facadas.
 
X. negou, na delegacia, a autoria do crime. Em seu depoimento, ele aponta o terceiro menor e um quarto pelo crime. Nas duas audiências à Justiça em que seria ouvido, o adolescente ficou em silêncio. Após o final da audiência, os advogados de X. afirmaram que vão entrar com um habeas corpus.
 
"As responsabilidades terão que aparecer. O depoimento dele corrobora com o que já havíamos afirmado desde o início: ele não saiu de Manguinhos no dia do crime", afirma o advogado Alberto de Oliveira Junior.
Abrir WhatsApp