09/07/2009 - 16:06

Mendes quer mais rapidez de juízes

Do Jornal do Commercio

09/07/2009 - O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) cobrou ontem mais engajamento dos juízes para cumprir a meta número dois do Judiciário, de julgar ainda neste ano todos os processos distribuídos até dezembro de 2005. O apelo foi feito em encontro com representantes de associações de magistrados. É essencial que haja um engajamento das associações para motivar os magistrados a atuarem no sentido de reduzir os estoques processuais, afirmou.

O ministro Gilmar Mendes defendeu a capacitação dos magistrados em ações de planejamento estratégico, que garantam uma participação mais efetiva dos juízes na fixação e execução orçamentária dos órgãos do Judiciário. Segundo afirmou, o Planejamento de Gestão Estratégica para o Judiciário, instituído pela Resolução 70 do CNJ, garantirá a continuidade das ações administrativas implementadas nos tribunais, além de contribuir para reduzir as distorções existentes entre os diferentes estados e ramos da Justiça brasileira.

Integração

Gilmar Mendes voltou a destacar a importância de se promover a integração das Justiças estadual, federal e do Trabalho, de maneira a promover a interiorização do Judiciário e levar os serviços a locais longínquos, utilizando a estrutura física e a tecnologia já existentes.

Nesse sentido, o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciano Chaves, disse que a criação de um Planejamento de Gestão Estratégica para o Judiciário foi um marco histórico para os tribunais do País. O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, destacou a necessidade de promover melhorias na gestão do Judiciário, que sejam capazes de responder às expectativas da sociedade. O presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Fernando Mattos, também foi outro a salientar que os juízes não podem mais ficar alheios às políticas definidas pelos seus tribunais.

O secretário geral do CNJ, Rubens Curado, aproveitou o encontro para solicitar aos representantes das associações da magistratura apoio institucional na campanha Bater recordes é garantir direitos, que busca sensibilizar juízes e servidores do Poder Judiciário sobre a importância do cumprimento da Meta 2.