29/05/2024 - 15:34 | última atualização em 29/05/2024 - 15:49

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Marketing jurídico: painel do Mentoria Day aborda estratégias de comunicação para a advocacia

Ana Júlia Brandão





Não há como se falar da advocacia dos dias de hoje e passar ao largo do marketing jurídico. Pensando nisso, o quarto painel temático do Mentoria Day debateu a importância dessas técnicas de promoção de serviços e o uso responsável da ferramenta. Isso quer dizer o alinhamento ao Provimento n. 205/2021 do Conselho Federal da OAB (CFOAB), que revogou o Provimento n. 94/2000.

A conversa mediada pelo advogado Diogo Machado Coelho teve a participação de três especialistas no tema: a secretária-geral da OAB/Barra da Tijuca, Patrícia Pacheco; a presidente da Comissão de Coaching Jurídico da OABRJ, Raquel Castro; e a advogada e professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Serpa. 

As advogadas levaram aos colegas uma série de dicas sobre como executar ações de marketing jurídico on e offline, dentro dos padrões exigidos pelo provimento nº 205/2021 da OAB.

Raquel Castro deu o pontapé inicial na conversa esclarecendo questões relacionadas aos tipos de marketing permitidos existentes e como, muitas vezes, algumas modalidades acabam sendo esquecidas, mas são fundamentais para a advocacia. 


“Quando falamos sobre esse tema, a primeira coisa que as pessoas pensam é no mundo digital, mas o marketing jurídico não é só sobre fazer vídeo. Existem mais de dez formas de se fazer marketing, o primeiro passo é entender o que podemos fazer seguindo a lei. Vamos ler o provimento 205 do Conselho Federal, está lá tudo o que é permitido e o que não é".



Logo depois, Patrícia Pacheco abordou um lado que poucos colegas enxergam como marketing, mas que é o pilar do exercício profissional: a comunicação fora das redes sociais. 

“O marketing offline também é fundamental para a nossa carreira e se estrutura em três lugares: o networking, o marketing interno e o marketing das parcerias. Veja o que você tem a oferecer e mostre isso, aproveite as oportunidades para fazer mais".

Claudia Serpa trouxe suas experiências pessoais como influenciadora e passou diversos conhecimentos para o público sobre como se estabelecer na advocacia e passar autoridade através das redes sociais. 

“É importante criar um conteúdo de valor para os seus seguidores e, a partir do momento que você se impõe ali como uma autoridade, passando credibilidade, você pode e deve produzir conteúdos como e-books e vídeos sobre temas do seu nicho".

Diogo Machado finalizou o painel reforçando que os advogados e advogadas devem explorar suas habilidades naturais e produzir seu marketing em cima disso.


“Nós todos temos uma habilidade natural e é possível usá-la para crescer na sua iniciativa”.

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