31/08/2015 - 17:15 | última atualização em 31/08/2015 - 17:49

Marcus Vinicius Furtado Coêlho recebe Medalha Tiradentes na Alerj

redação da Tribuna do Advogado

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, recebeu na sexta-feira dia 28 de agosto a Medalha Tiradentes. A cerimônia aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A comenda foi concedida através de projeto apresentado pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), a pedido do presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.

Em seu discurso, Felipe lembrou que, no Rio de Janeiro, as férias dos advogados foram garantidas por um projeto de Bittencourt. “Antes mesmo de entrar em vigor o novo CPC, teremos as férias na Justiça estadual por um projeto do deputado Comte Bittencourt”, elogiou. Sobre a homenagem a Furtado, o presidente da Seccional ressaltou os sacrifícios pessoais do presidente do Conselho Federal na luta cotidiana por melhorias para os profissionais do Direito e para a sociedade.

“A Ordem de Marcus Vinícius não se impressiona com os holofotes, não pertence a ninguém. Pertence à Constituição Federal, ao nosso compromisso com a democracia. Como ele mesmo diz, a Ordem tem que ser protagonista das grandes causas. Hoje todas as forças políticas do país reconhecem o papel da OAB. Agradecemos a você, Marcus Vinícius, a inclusão no Simples nacional. Os colegas precisam saber que por trás disso há um sacrifício pessoal, profissional, noites sem dormir, longe da família. O que o Rio de Janeiro faz hoje é agradecer e homenageá-lo por tudo isso”, declarou o presidente da OAB/RJ.

Furtado disse que considera a medalha uma honra outorgada pelo povo do Rio de Janeiro. “Se estamos neste templo da história, é preciso dizer que a OAB nunca deu as costas ao país. Com essa medalha, me sinto ainda mais cidadão fluminense e brasileiro. Dedico esta homenagem a todos os advogados. Se o cidadão é o centro gravitacional do estado, seu representante não pode ser desqualificado. O advogado é um protagonista da justiça. O partido da OAB é a ordem jurídica do Estado de Direito, nossa ideologia são os valores constitucionais”, afirmou. O presidente do Conselho Federal agradeceu ainda a parceria com a OAB/RJ. “A advocacia no Simples é fruto da inspiração fluminense. Felipe sempre esteve presente na luta pelo Simples, pelo novo CPC, entre outras”, declarou. Furtado recebeu a medalha de sua família, juntamente com Felipe, Técio Lins e Silva e o presidente da OAB/Niterói, Antônio José Barbosa da Silva.

O deputado Comte Bittencourt destacou o papel histórico da Ordem no país. “É um momento importante para reafirmarmos a força das instituições republicanas. A advocacia é importante para todas as instituições do país. Aqui no estado temos um trabalho de parceria entre a Comissão de Educação da Alerj e a Comissão OAB Vai à Escola da OAB/RJ. Por isso fico muito feliz em conceder esta homenagem. Este Palácio representa a história da república brasileira, e a OAB é parte importante dessa história”, disse, referindo-se ao fato de o Palácio Tiradentes ter sido sede do parlamento brasileiro até a transferência da capital para Brasília.

Na mesa diretora dos trabalhos estavam, além de Felipe, Furtado e de Comte Bittencourt, o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva; o ex-presidente do Conselho Federal da OAB Eduardo Seabra Fagundes; o subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional do Rio de Janeiro, José Eduardo Gussem, representando o procurador-geral, Marfan Vieira; e o desembargador André Ribeiro, representando o Tribunal de Justiça (TJ). A solenidade teve, na abertura, a apresentação do Coral da Alerj.