24/04/2020 - 15:41 | última atualização em 27/04/2020 - 14:41

COMPARTILHE

Com mais de duas mil horas de acervo, canal da OABRJ no YouTube pode ser sua forma de atualização profissional na quarentena

Cássia Bittar

Tempos de isolamento social. Advogados e advogadas buscam manter seu trabalho ativo o adaptando a uma rotina completamente diferente da usual. As idas ao escritório, ao fórum e às reuniões dão lugar à organização do lar e, também, a mais tempo livre para o aperfeiçoamento profissional. Onde encontrar conteúdo jurídico de qualidade sem gastar em um curso online?

O que talvez você não saiba é que a OABRJ possui um acervo imenso para qualificação e atualização dos colegas em seu canal no YouTube. Só de eventos realizados pelas comissões da casa na sede da entidade, que foram transmitidos ao vivo e posteriormente disponibilizados na íntegra, são cerca de 2 mil horas - o equivalente a 83 dias ininterruptos -  de debates qualificados com profissionais renomados do Direito e da sociedade civil acessíveis a qualquer hora do dia. Alguns deles tiveram grande repercussão no último ano, como o que abordou a multipropriedade imobiliária (abaixo) e o que tratou da razoável duração do processo como garantia constitucional . 

Em matéria publicada em outubro de 2019, mais de 800 eventos arquivados foram disponibilizados em uma playlist, com conteúdos sobre os mais variados temas abordados pelas 127 comissões temáticas da casa. 

Material de suma importância para a capacitação do advogado no processo eletrônico, os cursos online são outra frente do canal. Em congruência com o Fique Digital, já foram disponibilizados vídeos com o passo a passo dos sistemas utilizados pelos tribunais, além de outras dicas da Diretoria de Inclusão Digital. Essencial no último ano, o curso de PJe-Calc Cidadão está disponível gratuitamente na plataforma em uma playlist de 13 vídeos.

Mas o canal vai muito além dos eventos e cursos. No ar desde 2010, ele conserva também matérias desenvolvidas pela equipe de comunicação da Seccional nos últimos anos, recados do presidente, dicas de comissões sobre temas específicos e séries produzidas especialmente para a advocacia carioca. Diante da pandemia do novo coronavírus, o programa semanal #OABRJDebate, no qual o jornalista José Fernandes Jr. recebe representantes da Ordem para tratar de temas de interesse da advocacia e da sociedade como um todo, foi remodelado e reestreiou no dia 17, trazendo uma conversa com o advogado trabalhista e ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) João Baptista Lousada Câmara sobre as questões relacionadas à área diante da crise atual.

Já a série #SeuDireito trazia explicações sobre diversas matérias do Direito em vídeos curtos, com uma linguagem acessível, simples, direta, voltada não somente para os colegas mas para toda a sociedade. Nela, a intenção principal era disseminar explicações sobre questões práticas do dia a dia, dadas por especialistas em cada área, membros das comissões temáticas da Ordem. Temporariamente suspenso em razão das restrições de locomoção, o programa possui 27 vídeos em seu arquivo.

Todo este conteúdo está disponível para você gratuitamente e de forma acessível. Para não perder mais nenhum vídeo basta se inscrever no canal. Visite youtube.com/oabrjoficial e clique em INSCREVER-SE. Navegue  e divulgue: esse acervo é de todos os colegas.

Abrir WhatsApp