09/12/2014 - 16:23

Maíra é homenageada por Comissão de Direitos Humanos da Alerj

redação da Tribuna do Advogado

Primeira mulher presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, militante pelo direito de reinserção de ex-presidiários na sociedade e uma das principais vozes contra a revista íntima de mulheres, a advogada Maíra Fernandes foi uma das homenageadas do ano pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa Estadual do Rio de Janeiro (Alerj) em evento realizado nesta segunda-feira, dia 8. Maíra é representante da OAB/RJ na Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário do Conselho Federal.

"É muito simbólico essa premiação ser no Dia da Justiça, porque o que menos vimos nos discursos dessa noite foi Justiça. No Rio, há 40% de presos provisórios. São 16 mil pessoas esperando presas por seu julgamento. Se forem consideradas inocentes, quem vai devolver o tempo que ficaram encarceiradas inutilmente?", indagou em seu discurso de agradecimento.

O evento foi em alusão ao Dia Nacional de Direitos Humanos, comemorado dia 10 de dezembro, e teve como mote o lançamento do relatório anual da Comissão. Foram homenageadas também mães de vítimas da violência, o desembargador Siro Darlan Oliveira, o grupo Ocupa Dops, o Coletivo Papo Reto, a Comissão de Mobilização dos Garis, a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop), o Centro de Teatro do Oprimido e o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (Cedeca RJ).