05/01/2017 - 11:37 | última atualização em 05/01/2017 - 11:35

Maiores índices de furtos estão na Zona Sul e no Centro

jornal O Globo

Caso a Guarda Municipal passe a fazer patrulhamento nas áreas de maior índice de furtos e roubos no Rio, como quer o prefeito Marcelo Crivella, todas as regiões da cidade serão cobertas. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), reunindo os registros feitos em delegacias de janeiro a novembro de 2016, mostram que ocorreram mais furtos em bairros da Zona Sul, no Centro e na região da Barra e do Recreio. O número mais alto foi contabilizado em Copacabana: 5.362 casos passaram pela 12ª DP. Em segundo lugar, ficou a área da 5ª DP (Mem de Sá), que compreende a Lapa, com 4.988 registros. Em terceiro, a da 14ª DP (Leblon), que abrange ainda Ipanema e Lagoa, com 4.707 ocorrências.

As estatísticas do ISP mostram também que, no mesmo período, os maiores índices de roubos foram contabilizados em dez delegacias das zonas Norte e Oeste. O maior número de casos, 9.047, aconteceu na área da delegacia de Bangu. Depois vêm as de Vicente de Carvalho (7.352) e Pavuna (7.253).

Para colocar a Guarda Municipal no patrulhamento ostensivo das áreas com maior índice de crimes, o novo secretário de Ordem Pública, Paulo Cesar Amendola, terá de criar um plano em 90 dias. O projeto precisará garantir a presença nas ruas, até o fim de 2018, de 80% do efetivo da corporação (cerca de seis mil agentes) nessa função. Além disso, caberá a Amendola em apenas dez dias elaborar outro plano, de prevenção de pequenos delitos e arrastões nas praias durante este verão. As duas missões foram determinadas por Crivella em decretos publicados no primeiro dia do ano.

No ato que ordena o patrulhamento, por exemplo, o prefeito diz que "a presença constante da Guarda Municipal nas áreas de alto índice de roubos e furtos inibe a ação dos pequenos delitos e melhora a sensação de segurança dos cidadãos'.'

Para o professor José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança, Crivella acerta quando diz que segurança é responsabilidade de todos, mas confunde o papel da prefeitura no combate à violência:

"Bandidos são como baratas, gostam de escuridão e sujeira. Então, a melhor forma de ajudar é combater irregularidades na cidade, como pichações, flanelinhas, lixo acumulado, falta de iluminação. Foi essa a política de tolerância zero que reverteu a situação de violência em Nova York. Além disso, a prefeitura pode garantir tempo integral nas escolas e lazer para jovens em áreas pobres da cidade. Pode ainda ajudar os conselhos tutelares que cuidam dos jovens em situação de risco e garantir abrigos para mulheres que sofrem violência doméstica. Todas essas medidas fazem parte do papel da prefeitura".