22/10/2015 - 16:29

Maior Conferência Nacional dos Advogados completa um ano

site do Conselho Federal

Há um ano, entre os dias  20 e 23 de outubro de 2014, mais de 18 mil advogados, participaram daquele que foi, até o momento, o maior evento jurídico já realizado na América Latina, tornando-se um marco histórico para todos que dela participaram.
Realizada no Rio de Janeiro, a XXII Conferência Nacional dos Advogados reuniu mais de 250 palestrantes em 40 painéis, diversos eventos especiais, bate-papos culturais, feira jurídica e shows de primeira grandeza.

Com o tema “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”, o evento proporcionou grandes debates nacionais, reafirmando o papel da OAB Nacional e da advocacia como referência na luta para a construção de um país mais justo para todos.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, lembra com entusiasmo dos grandes momentos proporcionados pelo grandioso eventos. “A classe atuou de maneira unida para o aprimoramento da cultura jurídica, de forma a contemplar no estudo e na aplicação do direito, fundamentalmente, a proteção do meio-ambiente, a garantia dos direitos humanos, a superação dos preconceitos de toda ordem, a igualdade social, o respeito à diversidade e às minorias. Ali foram plantadas sementes que sem dúvida alguma darão os melhores frutos para a nação brasileira”, afirmou.

“A responsabilidade foi enorme e a organização, árdua, mas valeu cada esforço dispensado pela OAB/RJ ao longo dos dois anos de preparação. Com a parceria do Conselho Federal, obtivemos uma conquista histórica! Superamos todas as expectativas da classe, tanto quantitativas quanto qualitativas. Afinal, se chegamos a marca de 18 mil participantes foi por conta do conteúdo estritamente selecionado que priorizou temas atuais de grande interesse e apresentados por profissionais do mais alto gabarito. Um feito que deve ser comemorado, pois comprova a força da advocacia e é motivo de orgulho para a OAB/RJ, destacou o presidente anfitrião, Felipe Santa Cruz.

Com grandes expoentes do direito nacional e internacional, o evento destacou-se não apenas por ser o maior, mas pelo altíssimo nível dos debates realizados, que puderam ser acompanhados por um público atento e ávido por conhecimento.

O evento foi marcado também pela homenagem a Paulo Roberto de Gouvêa Medina, agraciado com a Medalha Rui Barbosa, a maior honraria no âmbito do Conselho Federal da OAB.

Os juristas Evandro Lins e Silva, Heleno Fragoso, Paulo Bonavides e José Ribeiro de Castro também foram homenageados pelos membros da diretoria da OAB Federal e por Felipe Santa Cruz.