08/12/2011 - 12:56

Luta por memória marca inauguração na OAB/Niterói

redação das Tribuninhas

Uma bela homenagem à história do país marcou a inauguração do novo Escritório Compartilhado da OAB/Niterói, realizada nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro.  O local recebeu o nome do líder estudantil Fernando Santa Cruz, torturado e morto pela Ditadura Militar em 1974. E o que seria uma inauguração formal de mais um espaço reformado pelo projeto OAB Século 21 se transformou em um lembrete da luta da OAB/RJ pela memória e pela verdade. Fernando Santa Cruz, além de desaparecido político, é também pai do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, que representou a família no evento.

A coragem da Subseção de Niterói e o valor simbólico do novo escritório foram destacados pelo presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, em um emocionante discurso:  “Este local leva o nome de uma pessoa que nem sequer foi advogado, mas foi um jovem combativo que lutou pelos seus ideais de liberdade e teve sua vida ceifada sem que sua família tivesse direito de enterrá-lo. Infelizmente, muitos ainda julgam esses atos como subversivos e são passivos à falta de informação que ronda nossa história. Eu não aceito viver em uma sociedade em que pessoas sumiram e até hoje não se sabe o que foi feito.

Esta não é uma questão política de ser de esquerda ou de direita, de ser comunista ou capitalista. Estamos falando de uma lacuna na história do Brasil. Não vejo esta como uma homenagem pessoal ao Felipe Santa Cruz, filho do Fernando, e sim como um grito de cobrança a fatos obscuros da história”, enfatizou Wadih Damous.

A Campanha pela Memória e pela Verdade, lançada pela OAB/RJ em 2010, rendeu elogios da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, em recente visita à Seccional. Na ocasião, ela disse que a ação foi um “ato de coragem” e que impulsionou o trabalho do Conselho Federal.

Localizado na sobreloja da sede da Subseção de Niterói, o novo Escritório Compartilhado possui nove gabinetes distribuídos em 100 m². Voltado para atender colegas que ainda não possuem escritórios próprios ou que estejam de passagem pela cidade, o local está adaptado para receber pessoas com necessidades especiais.

Resgate merecido

Antiga sede da Seccional, o prédio que abriga a 16ª Subseção estava deteriorado por culpa de outras administrações da OAB/RJ. Nos últimos anos, foram realizadas diversas reformas no local e, de acordo com o presidente da Seccional, Wadih Damous, esta foi a forma encontrada para preservar a história da Ordem no estado.

“Não é privilégio com a Comarca de Niterói. Estamos apenas reconhecendo a grandeza que esta subseção tem. Esse lugar não podia ter sido tratado como qualquer coisa. Niterói continua tendo a alma de uma seccional e eu não deixarei de reconhecer essa importância”, disse.

Presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa agradeceu a parceria firmada com a diretoria da Seccional. “Foram muitos os pedidos que fiz a essa administração e tenho orgulho de dizer que até agora todos foram atendidos”, finalizou.

Além dos dirigentes da OAB/Niterói, o presidente da subseção da Barra da Tijuca, Luciano Bandeira, também participou do evento.