24/08/2017 - 10:34 | última atualização em 24/08/2017 - 11:28

Luciano Bandeira toma posse como membro efetivo do IAB

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
O tesoureiro da OAB/RJ e presidente da Comissão Prerrogativas da entidade, Luciano Bandeira, foi empossado como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), nesta quarta-feira, dia 23 de agosto. A solenidade lotou o plenário da instituição, com a presença de diversos colegas e autoridades do meio jurídico.

Em seu discurso de posse, Luciano Bandeira exaltou o papel do IAB e se disse feliz em integrar os quadros da entidade. “Agradeço ao Técio Lins e Silva e à Rita Cortez, que fez a indicação do meu nome para ser membro do instituto. Realizo um sonho antigo de fazer parte de uma instituição que representa a história dos advogados do país, é a mãe da Ordem dos Advogados, para seguir trabalhando junto com meus colegas que aqui estão na construção de uma advocacia valorizada, que seja respeitada. Estou muito feliz em tornar-me membro efetivo do IAB”, afirmou.

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar O IAB foi criado em 1843, pouco depois do surgimento dos primeiros cursos de Direito no Brasil (1827). Segundo documentos do instituto, inicialmente sua tarefa primordial seria a criação da Ordem dos Advogados do Brasil. Com o Decreto nº 19.408, de 18 de novembro de 1930, assinado por Getúlio Vargas, foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que assumiu então o papel de entidade de classe da advocacia.

O presidente do instituto, Técio Lins e Silva, saudou o novo membro efetivo. “Um ingresso de um novo colega sempre é motivo de comemoração. Nesta casa reina a harmonia, há grandes embates de ideais, divergências, absoluta liberdade de pensamento, mas há fraternidade nos propósitos. Vivemos o momento de lutar pela criminalização da violação das prerrogativas, e com a magistratura trabalhando contra. Na vida dos advogados esse tema é fundamental, e Luciano tem estado a frente dessa defesa na Comissão de Prerrogativas”, declarou.