29/01/2020 - 14:05

COMPARTILHE

Luciano Bandeira representa OABRJ em evento da ONU em memória das vítimas do Holocausto

Clara Passi

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, representou a Seccional na cerimônia que marcou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, na terça-feira, dia 28, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro. O encontro foi organizado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio), pelo Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro e pela Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj), que é presidida por Arnon Velmovitsky, conselheiro da OABRJ. 

Neste ano, o tema que norteou as ações da data foi “75 anos depois de Auschwitz – Educação sobre o Holocausto e memória para justiça global”.

“É fundamental lembrar para que não se repitam as atrocidades que aconteceram nos campos de concentração da Europa durante a Segunda Guerra Mundial. A Ordem apoia integralmente esse movimento de memória que essas entidades estão promovendo”, disse Luciano. 

Velmovitsky também ressaltou a importância de se manter viva a memória das vítimas da tragédia promovida pelo regime nazista alemão. 

“Foram 11 milhões de pessoas mortas. Estamos cultuando a memória delas para que isso nunca mais se repita”.

Também estiveram presentes, entre outras personalidades, o governador do Rio, Wilson Witzel, o sobrevivente do Holocausto Freddy Glatt, o cônsul honorário de Israel, Osias Wurman, e o desembargador federal e diretor do Centro Cultural da Justiça Federal, Ivan Athiè.  

Na ocasião, foi inaugurada a exposição “Alguns eram vizinhos”, com  reflexões sobre o que as pessoas fizeram ou deixaram de fazer durante o período da Segunda Guerra Mundial, em atitudes que ajudaram ou não vítimas do antissemitismo e do nazismo. A mostra fica em cartaz até 20 de fevereiro. O horário de visitação é das 12h às 19h, de terça a domingo.

Abrir WhatsApp