09/06/2022 - 12:20 | última atualização em 13/06/2022 - 19:18

COMPARTILHE

Luciano Bandeira reforça ao presidente da Alerj pedido de urgência na tramitação de PL que viabiliza recesso de fim de ano da advocacia

Projeto garante aos processos administrativo hiato entre 20/12 e 20/1, tal como ocorre no processo judicial

Clara Passi

A advocacia fluminense que atua em processos administrativos está cada vez mais perto de conquistar o merecido descanso no fim do ano graças à atuação da OABRJ junto à Alerj para garantir a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei nº 6.027/2022, que suspende o curso e estabelece a contagem de prazos em dias úteis no período de 20 de dezembro a 20 de janeiro, tal como ocorre no processo judicial. Há poucos dias, o governador Cláudio Castro encaminhou o texto idealizado pela Comissão Especial de Assuntos Tributários (Ceat) da OABRJ para a casa legislativa destacando o "relevante interesse público da matéria" e pedindo que seja atribuído regime de urgência ao andamento. Nesta quinta-feira, dia 9, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, e o corregedor da OABRJ, Paulo Vitor Lima, reuniram-se com o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT-RJ), para reforçar o pedido. Ceciliano se mostrou sensível ao pleito e prometeu pautar a matéria em breve.

O projeto, que contou com o apoio do procurador-geral do estado Bruno Dubeaux, altera as leis estaduais nº 3.467/2000 e nº 5.427/2009, bem como o Decreto-Lei nº 05 de 1975 e elimina disparidades em relação a processos administrativos e judiciais, cujas tramitações são reguladas por leis distintas. Enquanto o Código de Processo Civil de 2015 já prevê esse hiato de 20 de dezembro a 20 de janeiro no processo judicial, os processos administrativos (Detran, Sefaz, Conselho de Contribuintes, Previdência Estadual, por exemplo) continuavam a correr, sacrificando assim a advocacia, que não consegue garantir dias de folga no fim do ano por causa da agenda de prazos. 

 “Agradeço ao presidente André Ceciliano, é um amigo da advocacia, sempre atende às pautas, é sensível às questões. A Ordem expressa gratidão à disponibilidade e o apoio que Ceciliano sempre presta à classe”, disse Luciano ao entregar ao parlamentar o ofício formalizando o pedido de celeridade na tramitação. 

“Só estamos fazendo reconhecer o direito dos advogados de gozar o período de 20 de dezembro a 20 de janeiro com as suas famílias. Nada mais justo. É uma honra receber Luciano”, afirmou Ceciliano.

Abrir WhatsApp