14/10/2015 - 17:06 | última atualização em 16/10/2015 - 14:01

COMPARTILHE

Livro e documentário sobre povos indígenas são lançados na OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da OAB/RJ promoveu nesta terça-feira dia 13 de outubro o lançamento de duas obras sobre povos indígenas da Amazônia. "Fiquei muito satisfeito por
realizarmos esses lançamentos aqui na Ordem. Já é nosso quarto evento sobre a questão indígena, esse é um dos propósitos de nossa comissão", declarou na abertura o presidente da CDHAJ, Marcelo Chalréo. 
 
O livro Na rota dos arqueólogos da Amazônia, 13 mil anos de selva habitada, de Solange Bastos, aborda a arqueologia e a tradição indígena milenar naquela região. "Iniciei as pesquisas para o livro em 2009.
Existe um passado até agora desconhecido na Amazônia, que nos revela uma ocupação muito longa, que pode chegar a 20 mil anos", afirmou a autora. 
 
Após a abertura, o documentário Mundurukânia - Na beira da história, do cineasta Miguel Viveiros de Castro, e que trata da história dos índios mundurukus em sua luta pela demarcação de terras, foi exibido para o público, que participou depois de um debate com a autora e o documentarista. 
Abrir WhatsApp