01/08/2016 - 18:48 | última atualização em 02/08/2016 - 18:25

Legado de ex-presidentes é destaque em celebração da OAB/Petrópolis

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Das treze subseções que completam 50 anos de criação, três delas pertencem à Região Serrana. Na quinta-feira, dia 28, a advocacia de Petrópolis lotou o auditório do Teatro Santa Cecília, no centro da cidade, para celebrar o passado e homenagear os ex-presidentes e os colegas com mais de 50 anos de profissão.

O atual presidente da subseção, Marcelo Schaefer, classificou como uma honra estar à frente da entidade nesta data comemorativa. “A OAB é uma instituição que já foi presidida por grandes baluartes da advocacia da nossa cidade, que dedicaram parte de suas vidas à advocacia petropolitana”.

Outro ponto lembrado por Schaefer, aproveitando a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT), Maria das Graças Paranhos, foi a crise na Justiça do Trabalho. “A Justiça do Trabalho atravessa uma séria dificuldade, depois de ter sofrido um grande corte de verbas na sua parte de custeio e também na de investimentos, correndo o risco de parar de funcionar até o final do ano. A subseção é solidária a essa situação”.

A importância de comemorar o cinquentenário foi lembrada pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi. “Essa celebração revisita o trabalho de todas essas pessoas que doaram seu tempo à advocacia, sempre lutando pela Justiça Social e defendendo as prerrogativas”.

A defesa das prerrogativas também foi um tema abordado pelo presidente da comissão e tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira. “Essa é a nossa atividade principal. E as subseções são fundamentais para que em todo o estado do Rio de Janeiro o advogado saiba que vai ter o apoio da Ordem e as mesmas condições de trabalho da Capital”.

A construção coletiva da entidade foi destacada pelo presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz. Segundo ele, comemorar os 50 anos das subseções é uma forma de fortalecer o espírito da Ordem em um momento de crise. “Nós somos a entidade que dá exemplo para o Brasil, em um modelo de funcionamento que é coletivo. É uma caminhada e cada um dá a sua contribuição e doação para a construção da entidade”.

Uma placa comemorativa foi entregue aos representantes de ex-presidentes já falecidos. O desembargador do TRE Hebert Cohn, que esteve à frente da OAB/Petrópolis por dezessete anos, por seis mandatos consecutivos, saudou os ex-presidentes presentes e contou um pouco de sua trajetória na presidência da OAB/Petrópolis. “Representar os ex-presidentes hoje é uma tarefa muito difícil. Por que eu aprendi muito com todos eles, inclusive os citados in memorian”. Dezoito colegas com mais de 50 anos de carreira receberam a medalha Sobral Pinto.

Participaram da comemoração os presidentes das subseções de Campo Grande, Mauro Pereira; da Leopoldina, Talita Menezes, da Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda; de Mangaratiba, Ilson Carvalho; de Teresópolis, Rodrigo Ferreira; de Cantagalo, Pedro Alves; de Cordeiro, Wilson Vieitas; de Duque de Caxias, Vagner Sant Ana, de Bangu, Ronaldo Barros, de Iguaba Grande, Margoth Cardoso; de Santa Cruz, Paulo dos Santos e o coordenador do DAS na Capital, Ricardo Menezes.O vice-presidente e a secretária-adjunta da Caarj, Frederico Mendes e Marisa Gaudio, respectivamente, também estiveram presentes.