02/08/2024 - 19:31 | última atualização em 02/08/2024 - 21:27

Lançamento do Projeto Capacita lota auditório da ESA com série de palestras voltadas para a jovem advocacia

Ana Júlia Brandão

Em mais uma iniciativa da OABRJ para acolher aqueles que dão os primeiros passos no mundo do Direito, a Escola Superior de Advocacia (ESA) da Seccional sediou o lançamento do Projeto Capacita, nesta sexta-feira, dia 2, iniciativa em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica (Ibrapej). A apresentação lotou o recém-inaugurado auditório Sylvio Capanema de Souza, na sede da escola, no prédio histórico da OAB (Avenida Marechal Câmara, 210).

Assista à transmissão completa pelo canal da ESA no YouTube.

O projeto é itinerante e consiste num dia intensivo de palestras gratuitas que apresentam à jovem advocacia as estruturas que compõem a Seccional, destacam a importância da classe e da Ordem e abordam tópicos que são pilares fundamentais para o sucesso profissional. As próximas edições estão previstas para 6 de agosto, na Subseção do Méier; 9 de agosto, na de Cabo Frio; e em 16 de agosto, na de Angra dos Reis. As inscrições devem ser feitas pelo site Sympla.

Entre os temas tratados no evento estão: ética profissional; prerrogativas da advocacia; gestão de escritório e sociedades; publicidade, marketing e empreendedorismo jurídico; Direito Antidiscriminatório; esclarecimentos sobre o processo eletrônico, suas ferramentas e novas tecnologias necessárias para o exercício profissional.

“Uma das prioridades da gestão Luciano Bandeira é o aprimoramento da advocacia de todas as maneiras possíveis. Com cursos, eventos gratuitos, aulas online e, agora, o Capacita. Este projeto chega, especialmente, para contribuir com um nicho fundamental, que é o dos advogados e advogadas que estão chegando na Ordem, a maioria deles, recém-formados, e, também, os colegas que se afastaram, por alguma razão, do dia a dia da advocacia, mas estão retornando à entidade”, declarou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, que comandou o encontro.

Para o diretor-geral da ESA, João Quinelato, a criação do projeto é de fundamental importância, principalmente, para a valorização da classe.

“É muito bom termos este espaço para mostrarmos que a Ordem está de portas abertas para a jovem advocacia e disposta a promover uma iniciativa que irá capacitar e enriquecer o trabalho de tantos colegas no cotidiano profissional.”

Além de Basilio e Quinelato, a abertura do evento teve a presença de lideranças da Ordem como o diretor de Apoio às Subseções, Ricardo Menezes; os presidentes das subseções de Santa Cruz, Paulo Freitas; Iguaba Grande, Diego Moraes e Magé, Paulo Vinicius Dutra Lopes, que também é idealizador do projeto e diretor do Ibrapej; a conselheira seccional, idealizadora e coordenadora do Projeto Capacita e presidente da Ibrapej, Carolina Lima; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OABRJ, Carlos Alberto Direito Filho; a presidente da Comissão de Mentoria Jurídica, Thais Fontes; e o vice-diretor de Valorização da Advocacia da Seccional, Lucas Peres.

Num discurso fortemente aplaudido, Lopes frisou a importância do comprometimento da OABRJ com a oferta de  ferramentas para o exercício profissional da advocacia e com o fortalecimento do sentimento de classe.

“Este projeto foi idealizado para aqueles que estão começando a trilhar seu caminho na advocacia. Para que essas pessoas possam, a partir deste primeiro momento, neste primeiro contato com a Ordem, obter mecanismos e bases para que possam se manter no mercado de trabalho, porque é isso que a classe precisa. Precisamos ofertar, como instituição, artifícios para que esses advogados e advogadas possam se manter no mercado de trabalho, cada vez mais fortes. Para isso, todos devemos participar diretamente dessa casa, atuando por uma sociedade mais justa.”

Carolina Lima completou a fala do colega reforçando a importância de que, cada vez mais, a instituição promova iniciativas gratuitas para a advocacia.

“Existem muitos colegas que estão construindo seus nomes no mercado por conta própria, por isso a importância de projetos como este, que favorecem a massa da advocacia, com iniciativas gratuitas e que contribuem para a formação profissional. Atuamos numa área em que temos que nos atualizar o tempo inteiro, e cada um dos treinamentos, workshops e palestras sem custo adicional para a classe são o que a nossa advocacia realmente precisa.”