22/11/2016 - 13:01 | última atualização em 22/11/2016 - 13:00

Lamachia é homenageado com o Troféu Raça Negra 2016

site do Conselho Federal

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, foi homenageado na noite desta segunda-feira, dia 21, com o Troféu Raça Negra 2016. O reconhecimento é dado pela atuação de uma pessoa de destaque da comunidade negra nacional ou internacional.

Ao agradecer a homenagem, Lamachia afirmou que “sem oportunidades iguais, toda democracia é falha. Não pode haver justiça onde há exclusão”.

O presidente destacou também que “a democracia é para todos – ou não é democracia. Onde há racismo, não há democracia. Democracias não comportam iniquidades”.

O Troféu Raça Negra, organizado pela organização não governamental (ONG) Afrobras, em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, homenageia anualmente as personalidades que contribuíram para a construção de uma sociedade plural, combatendo ao preconceito, a intolerância e a discriminação.

Além de Lamachia, foram premiados a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, a cantora Elza Soares; Arlindo Cruz (cantor); Raul Botelho (Tenente-Brigadeiro do ar, da Aeronáutica Brasileira); Papa Paul Kisolokele (religioso de Angola); Kim Cape (secretária geral do GBHEM- presidente do fundo norte-americano de investimentos do Instituto Metodista de Serviços Educacionais); Arnaldo Niskier (escritor e membro da Academia Brasileira de Letras); Rafaela Silva (judoca ganhadora da medalha de ouro nas olimpíadas do Rio 2016); Sheila Cristina Nogueira da Silva (mãe de Carlos Eduardo, assassinado por uma bala perdida no Rio de Janeiro); David Uip (Secretário da Saúde do Estado de São Paulo); Sabrina de Paiva (miss São Paulo 2016); Mauro Silva (Campeão da Seleção Brasileira e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol); Rodney Williams (vice-presidente da Microsoft Brasil); Raissa Santana ( miss Brasil 2016); Francisco Macena (chefe de gabinete da Prefeitura de São Paulo); Walter Feldman (presidente da Federação Paulista de Futebol) e Antônio Mosquito (empresário angolano).