09/09/2016 - 11:35

Lamachia abrirá seminário sobre o ombudsman na desjudicialização

site do Conselho Federal

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, será um dos palestrantes da sessão de abertura do I Seminário Ombudsman como Forma de Desjudicialização dos Conflitos na Relação de Consumo. O evento ocorre nos dias 12 e 13 de setembro e é uma iniciativa do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da FGV Projetos.

O objetivo do debate acerca do tema é promover a discussão sobre a figura do ombudsman, principalmente no âmbito de disputas bancárias, abordando a aplicabilidade de modelos internacionais no Brasil e formas extrajudiciais de resolução de conflitos.

“É um tema absolutamente pertinente e a OAB, enquanto representante dos advogados e dos interesses do cidadão, estará presente para contribuir com os debates da melhor maneira possível”, aponta Lamachia.

Além dele, estão convidados para a sessão de abertura o presidente da República, Michel Temer; a presidente do STJ, Laurita Vaz; o vice, Humberto Martins; os ministros Francisco Falcão (STJ); Luis Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli (STF); os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Eliseu Padilha (Casa Civil); o presidente do Banco Central, Ilan Godlfajn; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o presidente do Senado, Renan Calheiros; o secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, Sérgio Zveiter; o procurador-geral do Banco Central, Cristiano Cozer; e o ministro aposentado do STJ, Sidnei Beneti.