23/08/2018 - 14:06 | última atualização em 23/08/2018 - 14:51

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar

Vitor Fraga
Aconteceu na OAB/RJ nesta quarta-feira, dia 22, a palestra O mercado se reinventa. E o Direito? As lacunas legais dos novos negócios frente ao empreendedorismo do Século 21, promovida pela Comissão Especial da Pequena e Média Empresa da Seccional. O evento, gratuito, foi realizado no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira.

A presidente da comissão e subdiretora de Assistência aos Advogados da Capital, Emília Garcez, explicou a natureza do evento. “O espírito dessa comissão é contribuir para abrirmos novos caminhos no mundo da advocacia. É necessário seguirmos o caminho da evolução, mesmo sendo um grande desafio. É preciso coragem para inovar. Discutiremos aqui aspectos práticos do licenciamento abertura de novos negócios”, afirmou na abertura.

Analista de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, graduada em Direito e Pós-Graduada em Políticas Públicas pela UFRJ, Marcelle Rodrigues dos Santos foi a primeira palestrante da noite. “Antes de falarmos em lacunas legislativas, de abertura de novos negócios, é importante falar em como essa abertura tem que ser simplificado, como esse ambiente de negócios tem que ser facilitado. Atualmente, os pequenos negócios correspondem a 96% das empresas existentes no país, o que mostra a importância do setor no cenário nacional”, disse.

As demais palestrantes foram a integrante da Comissão de Aspectos Jurídicos do Empreendedorismo e das Startups (Cajes) da OAB/RJ Natalie Witte; a coordenadora do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho (Alerj), Geiza Rocha; a diretora-presidente da Associação de Gestores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Gestrio), Ana Paula Vasconcellos da Silva; e a sócia-administradora da Wecompany Coworking Priscila Bellizzi.