19/12/2007 - 16:06

Justiça do Trabalho implanta processo virtual

Do Consultor Jurídico

19/12/2007 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) assinaram nesta terça-feira (18/12) contrato para a implantação do Sistema Unificado de Administração Processual (Suap) no Tribunal Superior do Trabalho e nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. O Suap é a espinha dorsal de todos os demais sistemas voltados para a integração digital e a informatização do processo judicial na Justiça do Trabalho.

O contrato tem previsão de conclusão em 30 meses e a expectativa é a de que o Suap entre em funcionamento até dezembro de 2008, passando depois por expansões e ajustes. Na primeira etapa, o Serpro mobilizará uma equipe de 100 pessoas para a modelagem dos bancos de dados de todos os TRTs - que deverão adotar um padrão único, a fim de possibilitar a interligação e o cruzamento de dados. Cada Regional montará uma equipe local para o acompanhamento dos trabalhos, cabendo ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho a supervisão geral por meio de duas equipes, uma técnica e uma gestora.

Uma vez implantado, o Suap permitirá a padronização, a unificação e a integração de todo o controle de tramitação das ações trabalhistas, desde a Vara do Trabalho, onde é ajuizada a reclamação, até o TST, última instância recursal para a quase totalidade dos processos. Com o Suap, as partes, juízes, advogados e interessados poderão acessar a qualquer momento, de qualquer lugar, informações sobre tramitação de processos e, ainda, realizar atos processuais.