04/08/2009 - 16:06

Justiça do Rio inicia levantamento sobre detentos em presídios federais

Do jornal O Dia

04/08/2009 - O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Luiz Zveiter, determinou ontem que a Vara de Execuções Penais (VEP) faça um levantamento sobre a situação jurídica dos 28 presos do estado que cumprem pena nos presídios federais de Catanduvas, no Paraná, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O objetivo é impedir que chefões do tráfico de drogas cheguem de surpresa ao Rio, como ocorreu semana passada com Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, Ricardo Chaves de Castro, o Fu da Mineira, eMarco AntônioPereira Firmino, o My Tor.

A 1ª Subseção do Judiciário de Campo Grande já informou ao Ministério Público do estado de que o prazo de permanência de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira, em Campo Grande, venceu em 20 de julho. Na mesma situação encontra-se Alexander de Jesus Carlos, o Choque. Não há decisão judicial que determine o retorno de Beira-Mar e Choque.

Porém, para eles serem mantidos em Campo Grande, será necessário pedido da VEP.

Semana passada, a Justiça do Rio impediu ainda o retorno de Adair Marlon Duarte, o Aldair da Mangueira, e Ronaldo Pinto de Lima Silva, o Ronaldinho Tabajaras. Por determinação do juiz Rafael Estrela, da VEP, eles serão mantidos mais 180 dias em Campo Grande.

Aldair passou uma noite na Superintendência da PF do Rio, depois de comparecer a uma audiência de uma hora na 2ª Vara Criminal de Bangu, que durou uma hora. Dos 28 presos do estado que estão em unidades do governo federal, 10 cumprem pena em Catanduvas e 18 em Campo Grande.