09/09/2013 - 15:25 | última atualização em 10/09/2013 - 13:34

COMPARTILHE

Justiça offline é tema da matéria de capa da Tribuna de setembro

redação da Tribuna do Advogado

A reportagem de capa da edição de setembro da Tribuna do Advogado trata das dificuldades enfrentadas pelos advogados em função dos erros e da instabilidade do processo eletrônico. A matéria informa que, para enfrentar a existência da Justiça offline, a Seccional tomou uma série de medidas como requerer ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que tanto o Tribunal Regional do Trabalho quanto o Tribunal de Justiça aceitem concomitantemente petições em papel e digitais, enquanto persistirem os problemas no processo digital.
Nos atos públicos realizados nas serventias do Judiciário exigindo solução para os problemas, a Tribuna ouviu advogados que relataram as dificuldades cotidianas do exercício profissional. Também é destaque o abaixo-assinado promovido pela OAB/RJ e que até o fechamento desta edição contava com mais de 13 mil adesões à solicitação feita ao CNJ.
 
A seção Pontocontraponto apresenta o debate sobre o foro especial por prerrogativa de função, com artigos do diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Claudio Abramo, e do vice-presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Paulo Lucon.

A publicação de setembro traz, ainda, a cobertura do lançamento oficial da campanha Desaparecidos da democracia e a entrevista com o juiz da Corte Interamericana de diretos humanos, Roberto Caldas, que falou sobre a necessidade de revisão da Lei de Anistia. Outros destaques são as matérias sobre a manutenção do voto obrigatório no âmbito da reforma política e sobre o novo Código de Processo Civil. Nas subseções, o destaque é a reportagem que mostra que, mesmo sem oferecer tratamento de esgoto, a Cia. Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a cobrar pelo serviço em Campo Grande.
 
Abrir WhatsApp