24/01/2017 - 10:29 | última atualização em 24/01/2017 - 10:27

Justiça Federal manda SuperVia restaurar a Estação Leopoldina

jornal O Globo

A SuperVia foi condenada pela 205 Vara Federal do Rio a restaurar a Estação Ferroviária Barão de Mauá (Leopoldina), um bem tombado desde a década de 1990 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). De acordo com a sentença do juiz Paulo André Espírito Santo, a concessionária deve iniciar as obras num prazo de seis meses. Em caso de descumprimento, pagará multa diária de R$ 30 mil, limitada ao teto de R$ 20 milhões.

No processo, iniciado em 2013, foi avaliado o impacto de festas de grande porte realizadas no espaço. Segundo a ação, cada evento rendia, em média, R$ 45 mil à SuperVia De acordo com o juiz federal, se ela "recebe pela locação do espaço, como alega que não tem dinheiro para as mínimas reformas do galpão da Estação Leopoldina?"

Um parecer de 2014 do Ministério Público Federal detectou marcas de infiltração na cobertura da edificação, telhas quebradas, falta de equipamentos para combate a incêndio, infiltrações nas paredes e pisos de mármore e oxidação em peças metálicas, entre outros problemas no imóvel, que pertence à União e ao estado. A parte que é propriedade do Rio se tomou objeto de concessão para a SuperVia, que recorrerá da decisão judicial. A estação foi desativada em 2001.