18/05/2010 - 16:06

COMPARTILHE

Justiça condena assassinos de coordenador do Grupo AfroReggae

Justiça condena assassinos de coordenador do Grupo AfroReggae


Do jornal O Dia

18/05/2010 - A Justiça condenou ontem a mais de 20 anos de cadeia os dois homens que mataram o coordenador do grupo AfroReggae, Evandro João da Silva, 42 anos, em outubro, no Centro do Rio, durante assalto. Outro processo, que apura a conivência deumcapitão e umsargento da PM-acusados de não socorrer e ainda roubar pertences de Evandro - está emfase de diligências da defesa e não há previsão de julgamento.Em liberdade, os policiais cumprem funções administrativas no 13º BPM (Tiradentes).

Rui Mário Maurício de Macedo, o Romarinho, de 35 anos, e Reginado Martins da Silva, o Renge, de 32, foram condenados por latrocínio (roubo seguido de morte) e receptação. Romarinho recebeu pena de 24 anos - 21 anos e seis meses em regime fechado e o restante da pena em semiaberto. Reginaldo cumprirá 20 anos e seis meses em reclusão e um ano em regime aberto. A defesa ainda pode apelar.

Em sua decisão, a juíza Simone de Faria Ferraz, da 16ª Vara Criminal, destacou que "o crime teve por consequência uma grande repercussão social, uma vez que a vítima era coordenador de uma famosa organização social, que tem por finalidade, justamente, a reinserção de jovens na sociedade civil".

O crime aconteceu na madrugada de 18 de outubro, quando, após sair de uma boate, na Rua do Ouvidor, Evandro foi até umcaixa eletrônico. Ele foi seguido por Romarinho e Reginaldo, que queriam roubálo. O coordenador reagiu e acabou baleado. Logo após o crime, o capitão Denis Leonard Bizarro e o cabo Marcos de Oliveira Salles foram filmadosno local.Alémde não socorreramEvandro, que ainda estava vivo, recolheram a jaqueta dele, que havia sido abandonada na calçada pelos ladrões. Evandro, nascido em Vigário Geral, berço do AfroReggae, entrou para o grupo em 2000 e era responsável pelas ações da ONG em presídios.

Abrir WhatsApp