22/03/2016 - 12:01

COMPARTILHE

Juristas realizam ato em defesa da democracia na UFRJ

JB Online

Juristas da UFRJ, Uerj, PUC, OAB/RJ e UFJF reuniram-se nesta segunda-feira, dia 21, para debater as recentes ameaças ao Estado de Direito e às liberdade individuais, pilares da jovem democracia brasileira. O ato público aconteceu na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, palco de históricas jornadas de resistência pelos estudantes reunidos no Caco durante os anos de chumbo da ditadura militar.

Os juristas estão preocupados não só com a escalada das ações do Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal contra alguns dos princípios mais caros da Constituição Brasileira, como também com a sanção, com vetos, pela presidente Dilma na semana passada da chamada Lei Antiterrorismo. O temor é que a nova lei possa ser usada para criminalizar os movimentos e organizações sociais.
 
Participaram o vice-presidente da OAB/RJ e professor da PUC-Rio, Ronaldo Cramer; o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, André Barros;Adriano Pilatti, do Núcleo de Estudos Constitucionais da PUC-Rio; Fernanda Vieira, da Faculdade de Direito da UFJF; Geraldo Prado, da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; José Ribas, da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; Juarez Tavares, professor da Faculdade de Direito da Uerj; Luciana Boiteux, da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; Mariana Trotta, da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; ; Vanessa Batista Berner, professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; e Victoria Sulocki, professora da PUC-Rio.
 
O ato, organizado pela Adufrj-SSind e Núcleo de Estudos Constitucionais da PUC-RJ, é aberto ao público e será transmitido pela internet, em tempo real, pelos endereços.
Abrir WhatsApp