06/08/2008 - 16:06

Jungmann apresenta ao Conselho Federal proposta que muda lei do abuso de autoridade

Jungmann apresenta ao Conselho Federal proposta que muda lei do abuso de autoridade

Do site do Conselho Federal

06/08/2008 - O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, Raul Jungmann (PPS-PE), apresenta nesta quarta, dia 23, ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, a minuta de projeto de lei que altera a lei sobre o abuso de autoridade. A reunião está marcada para às 10h30 desta quinta-feira, dia 6, no gabinete do presidente da OAB, em Brasília.

Pela proposta, o abuso estará caracterizado quando a autoridade praticar, omitir ou retardar ato, no exercício da função pública, para prejudicar, embaraçar ou prejudicar os direitos fundamentais do cidadão garantidos na Constituição Federal, como, por exemplo, a liberdade individual, a integridade física e moral, a intimidade, a vida privada e a inviolabilidade da casa. A pena para quem praticar o crime de abuso de autoridade, de acordo com a proposta de Jungmann, será de quatro a oito anos de prisão e multa equivalente a 24 meses de salário da autoridade. A lei atual (Lei 4.898, de 1965) prevê pena de no máximo seis meses de prisão.