18/08/2008 - 16:06

Juizados Especiais representam 50% do trabalho da Justiça

Do site do TJ-RJ

18/08/2008 - O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, acredita que algumas medidas devem ser tomadas para que os juizados continuem com desempenho positivo na prestação jurisdicional.

Ciente do dia-a-dia dos cartórios, Murta Ribeiro considera que a convocação de novos funcionários e a aquisição de equipamentos vão contribuir para a manutenção dos bons resultados. "Sabemos dos problemas e das dificuldades por que passam os cartórios em relação a pessoal e infra-estrutura. Temos um déficit de 1.700 funcionários. Por isso, realizamos um concurso de seleção em 2008 e devemos chamar entre 600 e 800 novos funcionários. Contrataremos também algo em torno de 500 estagiários e compraremos 4.000 computadores. Além disso, é por meio de uma administração participativa, apoiada na ética, competência, participação e efetividade, que conseguiremos construir uma Justiça mais célere", afirmou.

O presidente do TJ-RJ ressaltou ainda que "os juizados são prioridade para a Administração. Hoje, mais de 50% dos processos em trâmite no TJ são dos juizados. É um dos segmentos da Justiça que melhor está representando o Poder Judiciário. Por isso, devemos trabalhar juntos, buscando sempre a produtividade e a racionalização do trabalho".

O desembargador Thiago Ribas Filho, coordenador da Comissão Estadual dos Juizados Cíveis e Criminais do Rio, lembra que houve uma mudança de conduta das empresas com o surgimento dos juizados. "O praticado nos juizados é uma Justiça nova, que atua junto ao povo. A mudança no comportamento das empresas foi impressionante devido ao advento da lei dos juizados e do Código de Defesa do Consumidor. Estão buscando junto à Comissão do juizados uma forma de diminuir o número de ações contra elas, de forma que não fiquem na lista das instituições mais acionadas da Justiça", revelou.

Hoje funcionam no Tribunal de Justiça do Rio 65 Juizados Especiais Cíveis, 55 adjuntos, além de 8 postos de atendimento e 4 postos avançados. No período de janeiro a julho de 2008, foram distribuídos aos Juizados Especiais Cíveis 214.889 processos.