01/12/2022 - 17:45 | última atualização em 06/12/2022 - 16:34

João Baptista Lousada Camara recebe homenagem da Seccional durante Conselho Pleno

Ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina completou 90 anos no último dia 19

Felipe Benjamin

O ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e coordenador do Conselho Consultivo da OABRJ, João Baptista Lousada Camara, recebeu uma homenagem do Conselho Seccional durante a realização da 15ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OABRJ, realizada na tarde desta quinta-feira, dia 1º, no Plenário Evandro Lins e Silva, por seus 90 anos de idade, completados no último dia 19. Com mais de seis décadas de atuação como advogado, Camara recebeu, em 2018, a Medalha Raymundo Faoro, criada para homenagear aqueles que se destacaram na atuação jurídica e prestaram bons serviços à advocacia e à sociedade.

"Esta é uma tarefa muito honrosa", afirmou o diretor de Comunicação da OABRJ, Marcus Vinicius Cordeiro, responsável pelo discurso introdutório durante a cerimônia.

"Falar do Dr. Camara é um passeio pela história da advocacia, pela vida de uma pessoa dedicada a essa profissão e pela história deste país e desta cidade. Ele é um advogado exemplar e brilhante, com 67 anos na Justiça do Trabalho, que contribuiu para que o Direito trabalhista se refinasse ao longo das décadas. O Dr. Camara era um homem de Ordem antes de todos nós, nos embates da OAB nos anos 1970 e 1980, participando de um grupo que já vinha buscando uma Ordem mais social e mais voltada para a sociedade e a cidadania, junto com nomes como Costa Neto, Hélio Saboya e Nilo Batista. Quando voltamos à OABRJ, Dr. Camara nos emprestou o seu prestígio, nos acompanhou, e desde então temos contado com sua participação ativa dentro desta casa".

Marcus Vinicius - que no episódio de estreia do projeto "Juntos" conversou com Camara sobre sua carreira na advocacia - destacou a importância do sentimento de unidade encarnado ao longo dos anos.

"Além de sua participação, ele nos traz um sentimento importante: o sentimento da unidade com o qual todos temos compromisso", afirmou o diretor de Comunicação.

"A Ordem é uma representação ampla, e nessa amplitude ela tem que atingir vários segmentos da advocacia, compondo, mantendo uma visão social, tendo a unidade como um norte que deve sempre ser cultivado. O Conselho Consultivo tem em João Baptista Lousada Camara a continuidade de um trabalho incansável. É um enorme privilégio ainda contar com ele entre nós, nos ensinando, nos guiando e transmitindo esse enorme patrimônio que é a sua combatividade, sua firmeza, e ao mesmo tempo, sua forma suave de se colocar".

O homenageado falou sobre sua trajetória dentro da Seccional e agradeceu os muitos amigos que disse ter colecionado ao longo dos anos atuando como advogado.

"Cheguei à conclusão nesse momento da vida, que a preliminar de arguir suspeição é desacabida", afirmou o advogado.

"Suspeição é decisão de mérito, e vocês são suspeitos porque aqui fiz amigos. Na década de 1970 conseguimos furar a chamada chapa azul, colocando alguns nomes trabalhistas, trazendo-os para a Ordem e fazendo com que eles constituíssem um segmento importante dentro da casa. Para mim, a Ordem sempre foi uma casa de fazer amigos e aqui não pisei durante 16 anos quando, por interesses escusos, a OABRJ virou um balcão de negócios. E aí colaboramos eu, Ricardo Cesar Pereira da Lira, Luiz Guilherme Vieira e Paula Saboya, entre outros, para ressuscitar aquela Ordem em que eu acreditava, a Ordem que eu aprendi a amar e onde fiz muitos amigos. Ninguém faz nada sozinho e passei por diversas comissões com grandes nomes. Aqui aprendi muito e estou muito agradecido, mas sei que tudo isso é muito mais fruto da suspeição do que da verdade.

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, presenteou o coordenador do Conselho Consultivo com uma placa comemorativa.

"Sempre que falamos do Camara falamos com o coração. Eu o conheci quando ainda era estagiário e todos sabem como ele é importante na minha vida. Ele me deu muitas broncas, mas todas elas com carinho e com amor. Ele queria nos ensinar e nos preparar para a vida, e aprendi muito com ele. Tudo o que não escutei do Dr. Camara, a vida tratou de me ensinar, então era melhor ter escutado tudo o que ele tinha para ensinar. É uma enorme felicidade tê-lo como um norte para todos nós, um verdadeiro ícone da advocacia nos seus 90 anos, firme, exercendo a advocacia com uma cabeça maravilhosa que continuará a nos orgulhar ainda por muito tempo".