15/01/2016 - 11:50

COMPARTILHE

Jardim Zoológico fecha as portas no meio das férias

jornal O Dia

Ir com a família no Jardim Zoológico dar pipoca aos macacos só existe agora na música Ouro de Tolo , de Raul Seixas, e nas fotos de várias gerações que visitaram a principal atração da Quinta da Boa Vista em 70 anos. O mais antigo Zoológico do país, em São Cristóvão, com 2.100 animais, foi embargado ontem, dia 14, pelo Ibama por condições precárias no serviço. Cerca de 1,2 milhão de moradores e turistas visitavam o local por ano.
 
O embargo deixou a população decepcionada. Para a universitária Camila Melo, 24 anos, o parque é inesquecível. Lembro de quando minha mãe me levava. Era o passeio que não podia faltar , recorda. Patrícia Silva levou o filho, Vítor Hugo, mas não conseguiu entrar. Eu não sabia. É uma pena, eu queria mostrar os bichos do Zoo para ele , completou a mãe.
 
Em 2015, a fundação foi autuada em R$ 1 milhão por não cumprir notificação para iniciar reforma. Outra intimação também foi emitida com um novo prazo para a realização das obras de reestrutura, expirado no fim de 2015.
 
Segundo o Ibama, o espaço estava sucateado, as grades que prendem os animais, desgastadas, a água, suja, e o espaço para tratamento veterinário, irregular. Os bichos também estavam magros e feridos. Na avaliação do Ibama, o local estava impróprio para visitas, já que perdeu seu caráter educacional, científico e de conservação.
 
O embargo não significa o fechamento definitivo do Zoo. A Fundação RioZoo deverá continuar realizando a gestão adequada dos animais até as irregularidades no local serem sanadas. Isso inclui manter os animais alimentados em recintos limpos e enriquecidos que favoreçam a manifestação natural do comportamento de cada espécie.
 
O procurador da República Sérgio Suiama disse que o Ministério Público entrou com ação civil pública contra a Prefeitura do Rio pedindo que esta faça rapidamente as obras exigidas. Segundo ele, a última reforma feita no Zoológico foi em 1993. Após 22 anos, os equipamentos estão degradados. A prefeitura vem adiando o problema , declarou. Suiama também deixou claro que as obras precisam ser realizadas independentemente se forem passar a administração do RioZoo para a iniciativa privada, como foi cogitado. É preciso que a prefeitura informe quando vai começar as obras. Elas não podem esperar a conclusão do processo de privatização , explicou.
 
O Ibama também aplicou multa diária de R$ 1 mil contra a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, à qual a Fundação RioZoo está subordinada, até que se adeque às condições.
 
OAB também entra no caso
 
O presidente da Comissão de Direito dos Animais da OAB, Reynaldo Velloso, informou que ontem foi feita uma reunião com o Ibama para garantir que os animais que ainda estão no Zoológico continuem tendo os cuidados devidos.
 
O local está fechado, mas isso não quer dizer que dentro não esteja funcionando , declarou. Os veterinários, biólogos e outros funcionários vão continuar trabalhando normalmente , finalizou.
Um felino tem 200 km² a 300 km² de liberdade na Savana. No zoológico eles só têm 50 m² , declarou.
Segundo ele, a única coisa que se aprende lá dentro é como sofrer.
De olho na inicitiva privada
 
Em nota, a prefeitura informou que suspendeu a licitação das obras de readequação do Jardim Zoológico (Rio Zoo) tendo em vista que será publicado na próxima semana o edital para licitação da concessão ao setor privado para gestão e operação do Rio Zoo.
 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já entrou com recurso a fim de suspender o embargo de visitação pública estabelecido pelo Ibama. A prefeitura também explicou o projeto para passar a responsabilidade do Jardim Zoológico para uma iniciativa privada.
Abrir WhatsApp