21/10/2019 - 16:52 | última atualização em 21/10/2019 - 17:30

IV Seminário Internacional de Direito da Moda movimenta a Seccional

Clara Passi

A Comissão de Direito da Moda (CDMD) da OABRJ está promovendo o “IV Seminário Internacional de Direito da Moda: Todos os direitos na moda” desta segunda-feira, dia 21, até quarta-feira, dia 23. O evento é fechado para os colegas que se inscreveram.

A presidente da CDMD, Deborah Portilho, foi anfitriã do encontro, que traz à Seccional nomes do fashion law de Polônia e Peru. O moderador foi o presidente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual do Conselho Federal da OAB, Gabriel Leonardos.

Participaram dos paineis representantes de diversas entidades, como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), a Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI) e The International League of Competition Law (LIDC). Também participaram atores do mercado como representantes das marcas Farm e Lunetterie.

A programação inclui ainda visitas técnicas ao Senai-Cetiqt e à grife Reserva.

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basílio, reforçou a relevância do trabalho da comissão, tendo em vista a pujança da indústria da moda. “É um negócio que gera bilhões de dólares mundo afora. Neste momento de crise e de esvaziamento econômico do Rio de Janeiro é importante incentivar indústrias tão poderosas como a da moda”.

A presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, elogiou a iniciativa da comissão de falar do aspecto multidisciplinar do Direito da Moda, “com uma visão de sustentabilidade atrelada ao desenvolvimento econômico e social”.

O evento recolheu acessórios de cabeça para doação e distribuiu fitas rosas alusivas ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.