03/07/2019 - 11:16

COMPARTILHE

Investimentos em infraestrutura pautam evento na Ordem

Eduardo Sarmento

Com a participação do diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento Sérgio Portugal, foram discutidos, nesta terça-feira, dia 2, na Seccional, os financiamentos internacionais para desenvolvimento de infraestrutura. Na abertura do encontro, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, ressaltou a importância deste tipo de investimento "para a busca de um país melhor para todos".

Em sua exposição, Portugal tratou do contexto brasileiro sobre o financiamento de infraestrutura, da racionalidade de garantias na área, falou sobre a experiência internacional de garantias e, também, da identificação de segmentos prioritários.

Na década de 1970, o Brasil investia 5,4% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura. Este número caiu para 1,1% em 2017, tendo impacto direto no crescimento do país. Segundo Portugal, um investimento de 1% a mais do PIB renderia, em dez anos, um crescimento de 1,5% a 3% a mais da economia. Em 30 anos, este incremento acumulado poderia chegar a 8%.

"O investimento tem uma característica bastante diferente de outros agregados da economia. O investimento cria capacidade no dia de hoje e no dia de amanhã, completamente diferente, por exemplo, do gasto voltado para o consumo", explicou.

Participaram do evento, também, a coordenadora acadêmica da ESA, Thais Marçal; o professor de pós-graduação do Ibmec Tanguy Baghdadi; e o procurador do Estado do Rio de Janeiro Flávio Amaral Garcia. 

Antes do evento começar, Luciano Bandeira recebeu Sérgio Portugal e os demais participantes do evento em seu gabinete.

Abrir WhatsApp