Representantes da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da OABRJ participaram da audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito da Enel instaurada pela Câmara Municipal de Niterói, na quarta-feira, dia 21. Durante o evento foram debatidas questões relacionadas à prestação de serviços da empresa - que atua no ramo de geração e distribuição de eletricidade e gás - no município fluminense. Estiveram presentes representando a comissão os integrantes Vinicius Deserto, Pedro Otávio, Elyssa Araújo, João Renato Paulon, Vitor Andrade e Sérgio Ives. Entre os temas levantados pelos membros da CDC estiveram reclamações quanto a valores exorbitantes cobrados pela companhia e a imposição de multas aos consumidores por meio de Termos de Ocorrência de Irregularidade (TOI). De acordo com o presidente da comissão, Tarciso Amorim, as interrupções dos serviços por longos períodos, os picos de energia que constantemente danificam produtos dos consumidores e as cobranças indevidas também foram temas reverberados pelos membros da CDC. A concessionária Enel reconheceu falhas no atendimento aos consumidores em Niterói e prometeu melhorar o serviço, nas lojas físicas e nos canais virtuais de comunicação. "Os erros de hoje são os mesmos de ontem", afirmou Deserto. "Diante das vastas reclamações apresentadas a respeito do serviço oferecido é importante lembrar os consumidores que busquem os Procons, assim como a plataforma Consumidor Vencedor do Ministério Público, o site consumidor.gov e junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para reivindicar seus direitos".