12/07/2011 - 16:06

COMPARTILHE

Inspetor é preso por escutas ilegais

Inspetor é preso por escutas ilegais


Do jornal O Globo

12/07/2011 - O inspetor da Polícia Civil José Maurício Fritz Bellini de Andrade, de 39 anos, foi preso ontem acusado de chefiar uma quadrilha especializada em fazer interceptações telefônicas clandestinas. Lotado na 13ª DP (Ipanema), Bellini é dono de uma empresa de investigação particular, que atuava em casos de infidelidade conjugal e espionagem industrial, utilizando-se de escutas telefônicas ou ambientais sem autorização judicial.

Para o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, a atividade é ilegal e somente a Justiça pode autorizar as interceptações.

Bellini foi preso em casa por agentes da Corregedoria Interna da Polícia Civil durante a operação Marimba, resultado de investigação conjunta do Ministério Público com a Coordenadoria de Inteligência (CSI). A quadrilha cobrava R$2 mil para grampear um telefone por 15 dias. Os serviços eram oferecidos em dois sites na internet.

Ao jornal O Globo, Bellini admitiu fazer escutas telefônicas, mas alegou ter autorização dos donos dos imóveis: "Minha prisão preventiva foi absurda. O que faço são escutas nas casas de meus clientes, com a autorização deles", disse.

Também foram presos Geci Frias, Marcelo Frias da Silva, e Renato Cavalcanti da Silva, pego em 2010 instalando uma escuta ilegal no Recreio dos Bandeirantes. Foi a partir do episódio que a Corregedoria chegou a Bellini.

Abrir WhatsApp