15/08/2008 - 16:06

Inaugurado o Ofício de Niterói

Do jornal O Fluminense

15/08/2008 - O Oficio de Niterói, nova subsede do Ministério Público do Trabalho, foi inaugurado - oficialmente na tarde de ontem - no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro de Niterói. O espaço, sexto inaugurado no Estado do Rio, vai abranger os municípios de Niterói, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.

Diversas autoridades estiveram presentes à solenidade. Entre elas estavam o procurador-geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, José Antônio Vieira de Freiras Filho; o procurador do Trabalho e coordenador do Oficio de Niterói, Patrick Maia Merísio; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Niterói (OAB-Niterói), Antônio José Barbosa da Silva; entre outros.

A aproximação do Ministério Público (MP) com o trabalhador é o principal beneficio que o novo oficio vai trazer, de acordo com Otávio Brito Lopes.

"O município de Niterói foi contemplado porque tem índices de desenvolvimento social, econômico e politico de uma verdadeira capital", disse o procurador-geral.

Problemas relacionados com exploração de trabalho infantil, meio ambiente do trabalho, fraudes em relações de trabalho e práticas irregulares de entidades públicas serão tratados no novo Ofício.

"Ao ficarmos mais próximos da sociedade, a solução dos problemas à facilitada. Entre os maiores problemas estão o desrespeito às normas de saúde e segurança do trabalhado e às leis trabalhistas".

Até o fim do mês de setembro, três procuradores serão lotados de forma definitiva para integrarem o quadro do Oficio de Niterói, de acordo com Patrick Maia Merísio.