03/05/2016 - 18:26 | última atualização em 04/05/2016 - 11:27

COMPARTILHE

Importância constitucional da advocacia será destaque em seminário

redação da Tribuna do Advogado

A valorização do papel do advogado será o escopo do seminário Diálogos deontológicos: o advogado e a Constituição, que acontece no próximo dia 9, a partir das 10h, na sede da OAB/RJ. Presidente da Comissão de Direito Constitucional, organizadora do evento, Vânia Aieta destaca que a advocacia é a única profissão liberal prevista na Constituição (Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da Justiça) e que apesar de ter um caráter de defesa privada, representa uma carreira com ônus público.
 
"Tamanha responsabilidade merece ser valorizada e controlada, em forma de prerrogativas ou sanções, se for o caso. Profissionais que cometem mal feitos serão julgados pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED). No evento, destinamos um painel para tratar sobre as responsabilidades e sanções impostas pelo TED. Da mesma forma, falaremos sobre os direitos dos advogados (prerrogativas) e apresentaremos todos os benefícios oferecidos pelo sistema OAB", detalhou Aieta.
 
Ao todo serão cinco mesas de debates que abordarão pontos como inscrição, impedimentos, suspensão e licença, a diferença de sociedade de advogados, profissionais empregados e estagiários e a responsabilidade constitucional da profissão.
 
O evento é gratuito e será transmitido pelo canal da OAB/RJ no Youtube. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.
 
A Seccional fica na Avenida Marechal Câmara, 150. 
Abrir WhatsApp