18/09/2024 - 10:38 | última atualização em 18/09/2024 - 10:43

COMPARTILHE

Impactos do lawfare no desenvolvimento econômico pautam evento da OABRJ

Ana Júlia Brandão



A OABRJ sediou, na tarde desta terça-feira, dia 17, o evento “Impactos do lawfare no desenvolvimento econômico”. A iniciativa da Comissão Especial de Estudos e Combate ao Lawfare foi transmitida ao vivo no canal da OABRJ no YouTube, clique aqui para assistir. 

O encontro reuniu especialistas para uma série de palestras, que levaram em conta o cenário político brasileiro. 


“Nosso país já vivenciou os danos do uso do Judiciário como instrumento político. Esses movimentos precisam ser combatidos, e a Ordem estará sempre comprometida para que continuemos a promover a democracia”, declarou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira. 



O presidente da Comissão Especial de Estudos e Combate ao Lawfare da OABRJ, Luciano Tolla, conduziu a discussão, que contou com a participação do secretário-geral da Seccional, Marcos Luiz Souza; do vice-presidente do grupo, André Matheus; o geólogo e ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras Guilherme Estrela; da cientista política e professora da UFRJ Mayra Goulart; da socióloga e professora da UFRJ Joana Vargas; e da economista e professora aposentada da Uerj Marta Skinner. 

O secretário-geral da Seccional reforçou a importância de se debater o tema. 

“Quanto mais conversamos, mais evitamos que catástrofes políticas como as que já vivemos no Brasil por conta do lawfare aconteçam novamente”, avalia Marcos Luiz. 

Tolla expôs as vertentes de trabalho da comissão no combate do lawfare.

“Nossa comissão valoriza o estudo do lawfare para que possamos compreender, cada vez mais, as ramificações desta prática e as raízes do problema desta guerra sofisticada que nada mais é do que uma tentativa de surrupiar as riquezas do país.”

Abrir WhatsApp