02/08/2017 - 10:06 | última atualização em 02/08/2017 - 12:04

Iguaba encerra primeiro dia de visitas da caravana à Região dos Lagos

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Recém-inaugurada, a sede da OAB/Iguaba Grande foi a última parada da Caravana de Prerrogativas da Seccional nesta terça-feira, dia 1º. Para a mandatária da subseção, Margoth Cardoso, as visitas retratam o valor que a advocacia do interior tem junto à atual gestão da Ordem. "Nos sentimos realmente prestigiados com a presença da comitiva e a possibilidade de discutirmos os problemas de nossa comarca", disse.

No mesmo sentido, Luciano enfatizou a igualdade no tratamento dado às subseções, sejam da capital ou do interior, e, como vem fazendo nas paradas da caravana, voltou a pedir uma postura aguerrida dos colegas. "Precisamos ser provocados. De nada adianta o advogado reclamar de uma violação se não acionar a comissão. Não somos oniscientes, sabemos que existem práticas nocivas reiteradas, mas para agir pontualmente precisamos ser provocados. Os colegas devem nos procurar em casos de abusos", pediu.

Ele citou a estrutura montada para atendimento como mais um atrativo para que busquem a comissão. "Temos o plantão 24 horas, temos aplicativo para celular. Criamos uma procuradoria exclusiva para tratar dos casos de desrespeito às prerrogativas. Estaremos onde o advogado estiver", enfatizou, antes de lembrar que a ordem busca, também, capacitar a advocacia a fim de facilitar a identificação das violações e as medidas a serem buscadas. "Estamos rodando uma nova edição de nossas cartilhas e continuamos promovendo cursos, tanto na Seccional quanto nas subseções".

Em sua palestra, Luciano detalhou ponto a ponto a campanha Prerrogativas da advocacia, garantia da cidadania e ouviu dos colegas críticas à magistrada da Vara Única de Iguaba Grande e ao funcionamento dos cartórios. Aos presentes, ele confirmou que vai solicitar uma reunião junto ao corregedor-geral a fim de buscar soluções que melhorem o cotidiano da categoria, uma vez que em toda a região as críticas se assemelham.

Em Iguaba Grande, a Caravana de Prerrogativas foi composta, também, pelo procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira; pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi; pelo coordenador do DAS da Região dos Lagos, Samuel Mendes; pelos presidentes das subseções de Mangaratiba, Ilson Ribeiro; da Leopoldina, Talita Menezes; de Rio das Ostras, Norma Teresa Ferreira; e de Campo Grande, Mauro Pereira; pelo vice-presidente da Caarj, Fred Mendes; pela presidente da Comissão OAB Mulher da Seccional, Marisa Gaudio; e pelo procurador da Comissão de Prerrogativas Luan Cordeiro.