21/03/2022 - 15:04 | última atualização em 21/03/2022 - 15:04

COMPARTILHE

IAB homenageia Celso Soares, ex-presidente da entidade

Advogado, morto em janeiro, foi lembrado em cerimônia na última sexta-feira

Felipe Benjamin

O ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Celso Soares recebeu uma homenagem póstuma na cerimônia de entrega da Medalha Luiz Gama ao ex-presidente da OABRJ, Felipe Santa Cruz, realizada na última sexta-feira, dia 18. Antes da entrega da medalha, a presidente do IAB, Rita Cortez, pediu um minuto de silêncio pela memória de Soares, a quem se referiu como "um dos grandes nomes da advocacia trabalhista brasileira".

Celso Soares morreu no dia 16 de janeiro, aos 86 anos. Além de presidir o IAB entre 2004 e 2006, o advogado também foi presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat) e da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), além de atuar como vice-presidente do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco) da Faculdade Nacional de Direito. Em 2015, ao completar 50 anos de profissão, Soares - que integrou o quadro de conselheiros da Diretoria da Seccional na gestão do presidente Francisco Costa Neto (1981/1983) - recebeu da OABRJ a Medalha Rui Barbosa pelos notáveis serviços prestados às causas do Direito e da advocacia.

O diretor de Comunicação  da OABRJ, Marcus Vinicius Cordeiro, lamentou a morte de Celso Soares, afirmando que "a advocacia perdeu mais um de seus grandes representantes":

"O advogado trabalhista Celso Soares, senhor de uma cultura excepcional, tribuno inigualável, militante de uma vida melhor para todos e aguerrido defensor do Direito do Trabalho, nos deixou recentemente. Tive a honra de com ele conviver e testemunhar a sua grandeza profissional e sua dedicação às causas populares. Seus ensinamentos, sempre atuais e necessários, certamente permanecerão". 

Abrir WhatsApp