13/08/2009 - 16:06

IAB comemora 166 anos, lança comenda e homenageia Fábio Konder

IAB comemora 166 anos e lança comenda

Da redação da Tribuna

13/08/2009 - O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) comemorou seu 166º aniversário nesta quarta-feira, 12 de agosto, com sessão solene em sua sede, no Centro do Rio. O evento reuniu ex-presidentes do Instituto e membros de todo o Brasil, representantes da Ordem, dos tribunais estaduais e federais, do Ministério Público, do governo e grandes nomes do Direito.

Na ocasião, foi apresentada a Medalha Luiz Gonzaga Pinto da Gama, desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O jurista Fábio Konder Comparato falou sobre a carreira do advogado, jornalista e escritor baiano, que nasceu em 1830. Filho de um fidalgo português cujo nome nunca soube, Luiz Gonzaga Pinto da Gama foi vendido como escravo aos 10 anos de idade.

Aos 17, aprendeu a ler e escrever, fugindo no ano seguinte para São Paulo. Chegou a freqüentar como ouvinte o curso de Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, que não chegou a completar. Sua liderança abolicionista criou, em torno de si, o movimento abolicionista paulista. Gama, sozinho, foi o responsável pela libertação de mais de mil cativos - um feito notável, considerando-se que agia exclusivamente com o uso da lei. Gama faleceu em 1882, vítima de diabetes.

O presidente do IAB, Henrique Maués, destacou a grande importância de Fábio Konder Comparato para o Direito Nacional, classificando-o como um "fantástico mestre, professor e brasileiro". Em seguida Maués convidou os presentes para o coquetel de comemoração dos 166 anos do IAB, instituição que, para ele, "não tem idade, tem história".

Na opinião do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, o lançamento da comenda tornou a festa deste ano especial: "a criação desta medalha reconhece quem exerce o Direito apesar de não ter o título de jurista, como Luís Gama, que aprendeu não só nos livros, mas também na vida".