23/09/2025 - 18:08 | última atualização em 24/09/2025 - 19:51

COMPARTILHE

Homem armado tenta impedir posse de comissão da OABRJ

Contido por seguranças, militar reformado foi levado pela PM para a 5ª DP

Rafael Rodrigues


Pouco antes do horário marcado para a posse da nova Comissão de Combate à Violência Racial da OABRJ, na tarde desta terça-feira (23), o policial militar reformado Henry Ribeiro da Costa entrou armado na sede da Seccional, ameaçou funcionários e tentou impedir a realização da solenidade. Contido por seguranças da entidade, ele chegou a ser retirado do prédio, mas voltou logo depois. A Polícia Militar foi acionada e conduziu Costa à 5ª Delegacia de Polícia, no Centro. 

“A OABRJ não vai se intimidar com esse tipo de iniciativa, seja por parte de qualquer pessoa ou grupo que queira impedir a nossa atuação”, pontuou a presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio.  


“Temos uma procuradora na delegacia acompanhando as funcionárias que foram ameaçadas e vamos até o fim, tomar todas as medidas necessárias, para que isso sirva de exemplo e casos como esse jamais voltem a acontecer”, acrescentou o procurador-geral da Seccional, Marcos Luiz de Souza. 

A presidente Ana Tereza Basilio também determinou a abertura de processo para apurar a conduta do PM reformado – que também é advogado inscrito na OABRJ – no Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional. 



Relembre outro caso



A posse da Comissão de Combate à Violência Racial da OABRJ originalmente foi marcada para 3 de julho, mas na ocasião uma ameaça de ataque a bomba à sede da Seccional foi identificada pelas autoridades policiais, o que levou a presidente Ana Tereza Basilio a mandar fechar o prédio e cancelar todas as atividades por medida de segurança. O Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) foi acionado e realizou uma varredura no prédio. Nenhum artefato foi encontrado e o expediente foi retomado normalmente. 

O episódio foi relembrado por Basilio durante a solenidade de posse da comissão, nesta terça-feira, que acabou sendo realizada sem incidentes: “Ameaças como essas mostram que estamos no caminho certo. Não vão nos intimidar”, reiterou a presidente da OABRJ.  

Abrir WhatsApp