13/01/2017 - 11:40 | última atualização em 13/01/2017 - 11:38

Guarda Municipal planeja revistar passageiros de ônibus

jornal O Globo

A Guarda Municipal planeja fazer, a partir de amanhã, revistas dentro dos ônibus que param perto das praias da Zona Sul. A informação foi dada ontem pelo secretário municipal de Ordem Pública, coronel Paulo Cezar Amendola. Segundo ele, a iniciativa ajudará a evitar roubos, furtos e arrastões em Copacabana, em Ipanema e no Leblon.

"O serviço de inteligência da Guarda Municipal já constatou que os arrastões vêm sendo realizados por adultos e menores de idade que chegam de ônibus às praias. Nosso foco principal será esse segundo grupo, o de adolescentes. A corporação trabalhará com o apoio de agentes da Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos, portanto, os guardas estarão preparados para atuar. Mas isso não quer dizer que não abordaremos os maiores de idade", disse o secretário.

Amendola acrescentou que deverá se reunir hoje com a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher, para acertar detalhes sobre as abordagens.

Reuniões para definir limites

O Ministério Público estadual informou que revistar um passageiro de ônibus não é uma ação ilegal, mas só deve ser feita se houver a suspeita, fundamentada, de que ele esteja armado ou tenha se envolvido em um distúrbio, furto ou roubo. A procuradora Viviane Tavares Henriques, subcoordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública, destacou que, desde novembro do ano passado, vem se reunindo com representantes de vários órgãos do município e do estado para esclarecer seus direitos, deveres e limites nas abordagens.

"A policia não pode parar um ônibus aleatoriamente. Tem que haver uma suspeita fundamentada de prática de crime. Nesse caso, se houver flagrante, o passageiro deve ser levado a uma delegacia, onde investigadores analisarão sua conduta", explicou a procuradora.

A comandante-geral da Guarda Municipal, Tatiana Mendes, que tomou posse ontem, defendeu a iniciativa e prometeu empenho para integrar ao máximo a atuação da corporação com o trabalho das policias Civil e Militar.

"Integrar as forças é o início de tudo. Temos que fazer prevenir. A Guarda Municipal atua preventivamente e ostensivamente. Está preparada. Não trabalharemos com vaidades. Temos que planejar, buscar soluções e partir para a prática", afirmou Tatiana.

O delegado titular da 12º DP (Copacabana), Gabriel Ferrando, tem participado das reuniões com representantes do Ministério Público, da Guarda Municipal, da PM e da própria Polícia Civil. Ele ressaltou a importância de uma maior integração no combate a distúrbios como o ocorrido na quarta-feira à tarde, quando dezenas de pessoas depredaram um ônibus da linha 474 (Jacaré-Copacabana) e praticaram assaltos. Na ocasião, 41 pessoas, a maioria adolescentes, foram levadas à delegacia. Um homem foi identificado por uma vítima que teve o cordão de ouro roubado.

"O que tem acontecido neste verão é que uma multidão, formada em sua maioria por menores de idade, toma os ônibus para cometer delitos. Na quarta, encaminhamos 18 adolescentes para o Conselho Tutelar; outros 22 foram liberados após os pais comparecerem à delegacia. Estamos montando um relatório com a identificação de cada um deles. Se voltarem à 12º DP, apresentaremos o documento ao Ministério Público, ao Conselho Tutelar e à Secretaria de Assistência Social para que providências efetivas sejam tomadas", disse o delegado.