25/06/2012 - 14:18

Golpe no Paraguai: críticas a colégio de advogados do Mercosul

assessoria de imprensa da OAB/RJ

Comente esta nota no Facebook  |  Arte: Flávia MarquesO presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, afirmou, nesta segunda-feira, dia 25, que o impeachment - ou, nas palavras dele, golpe de estado - sofrido pelo presidente do Paraguai Fernando Lugo foi, na verdade, um "peteleco institucional que obedeceu simplesmente às conveniências políticas de uma maioria parlamentar eventual".

"O que aconteceu no Paraguai foi um golpe de estado com roupagem democrática, porque não se tira do cargo um presidente eleito pelo povo com violação dos princípios do contraditório e da ampla defesa", criticou. Para ele o silêncio do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul
O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo  |  Foto: Agência Brasil
(Coadem) sobre o golpe de estado ocorrido em um dos países filiados à instituição foi constrangedor.

Desde abril deste ano, o Coadem - cuja sede fica localizada ao lado da Subseção da OAB em Foz do Iguaçu (PR) - é presidido pelo ex-presidente da Federação Argentina de Colégios de Advogados (Faca), o advogado Carlos Alberto Andreucci. O Colégio de Advogados do Paraguai tem na Presidência o advogado Oscar Paciello.