08/02/2024 - 17:01 | última atualização em 19/02/2024 - 17:04

COMPARTILHE

“Giro da Celeridade Processual” da OABRJ passa pelo JEC de Vila Isabel

Biah Santiago



Em mais uma diligência, a Comissão de Celeridade Processual (CCP) da OABRJ compareceu, na tarde desta quinta-feira, dia 8, ao XI Juizado Especial Cível (JEC), em Vila Isabel, nas cercanias do Maracanã, na Zona Norte do Rio. A comitiva, liderada pela presidente da comissão e vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, encontrou uma realidade bem diferente da verificada nas outras dezenas de serventias visitadas pela comissão até aqui. 

De acordo com os funcionários, os processos têm bom andamento e os pagamentos de mandados estão totalmente zerados. O acervo é de, aproximadamente, 4 mil processos e a entrada é de trezentas causas por mês. A equipe de seis servidores - sendo dois em atividade remota - atende razoavelmente a quantidade de processos e a espera para a realização de audiências unas - procedimento judicial de audiência conciliatória - leva cerca de três meses, prazo mais rápido do que a média do estado, que é de quatro meses.

O grupo da Seccional foi composto também pela secretária-geral da CCP, Manoela Dourado; e pelo presidente da Comissão de Juizados Especiais da OABRJ, Pedro Menezes.


“A boa notícia de que os mandados de pagamento estão absolutamente em dia favorece a advocacia local”, diz Basilio.



Pedro Menezes apontou o fato de haver um juiz leigo dedicado à unidade como uma das causas do bom funcionamento do juizado.

Abrir WhatsApp