10/07/2024 - 15:33 | última atualização em 10/07/2024 - 19:17

COMPARTILHE

'Giro da celeridade processual': diligência em Vassouras verifica ausência de servidores e estagiários

Mariana Reduzino e Biah Santiago





A cidade de Vassouras, localizada na região Centro-Sul do Rio de Janeiro, recebeu, na manhã desta quarta-feira, dia 10, uma comitiva da OABRJ responsável pela iniciativa Giro da Celeridade Processual, liderada pela vice-presidente da Seccional e presidente da comissão temática ligada ao tema, Ana Tereza Basilio. 

Estiveram com Basilio a vice-presidente da Comissão de Celeridade Processual da OABRJ no âmbito dos Direitos da Advocacia, Carolina Miraglia; o presidente em exercício da OAB/Vassouras, Maicon Rodrigues; a presidente licenciada da OAB/Vassouras, Rosania Figueira; a presidente das comissões de Mediação e OAB Jovem da subseção, Ananda Tonidandel; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/Vassouras, Rachel Perrut e os advogados locais Carlos Donato Furtado e Ana Beatriz Soares. 

Os membros da OABRJ constataram na comarca o mesmo cenário visto na grande maioria das comarcas visitadas até aqui: a ausência de serventuários e estagiários. 

A 1ª Vara Cível tem um acervo de 4 mil processos, segundo informações da magistrada que atendeu os representantes da advocacia. Para dar conta de toda essa demanda, ela conta ter o auxílio de voluntários. O juiz da 2ª Vara Cível destacou que há necessidade e demandas para, ao menos, um estagiário em cada cartório, levando-se em conta o acúmulo de mais de mil processos no juizado. 


“Durante a nossa visita, ficamos surpresos com o cenário positivo e acolhedor que encontramos. As maiores necessidades são os servidores e estagiários. Assim, iremos à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio solicitar o encaminhamento de estagiários em prol da celeridade processual".



Maicon destacou que a visita foi proveitosa e reafirmou a necessidade de mais servidores para amenizar a sobrecarga. A visita também incluiu uma reunião com o prefeito e a vice-prefeita de Vassouras, respectivamente, Severino Dias e Rosi Farias, que se comprometeram  a auxiliar os advogados e advogadas da cidade no que for possível, por exemplo, o "empréstimo" de servidores do tribunal para tratar de assuntos específicos como dívida ativa.

Abrir WhatsApp