08/09/2008 - 16:06

Gilson Dipp assume cargo de corregedor do CNJ

Gilson Dipp assume hoje Corregedoria Nacional de Justiça

Do Jornal do Commercio

08/09/2008 - Será empossado nesta segunda, dia 8, no cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A solenidade será às 17 horas, no Supremo Tribunal Federal. O ministro foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir o ministro Cesar Asfor Rocha, que deixou o Conselho Nacional de Justiça para assumir a Presidência do STJ. Gilson Dipp é o terceiro ministro do STJ a assumir o cargo de corregedor nacional de Justiça, já ocupado pelos ministros Antônio de Pádua Ribeiro e Asfor Rocha.

Ao assumir o novo encargo, Gilson Dipp deixa a função de coordenador-geral da Justiça Federal, que ocupa desde maio de 2007 e na qual sempre enfatizou a grandiosidade do papel do Conselho da Justiça Federal (CJF) na consolidação e preservação da identidade da Justiça Federal. A dinamização dos processos de trabalho do CJF, o intercâmbio e a troca de experiências com instituições parceiras, o combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, assim como o apoio institucional cada vez maior aos juizados especiais federais são algumas das questões que Gilson Dipp priorizou em sua gestão.

As diretrizes do ministro para a direção do Centro de Estudos Judiciários envolveram a realização de cursos de aperfeiçoamento destinados especificamente aos juízes federais e servidores da Justiça Federal, adotando, sempre que possível, a metodologia de ensino a distância e evitando eventos presenciais de grande porte.

Em pouco mais de um ano de mandato, Gilson Dipp dinamizou os procedimentos de trabalho do CJF, estimulou o intercâmbio e a troca de experiências com instituições parceiras e intensificou o combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

Gaúcho de Passo Fundo, Gilson Dipp é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira como advogado em 1968 e foi nomeado juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 1989. Foi membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral de 1991 a 1993 e titular de 1995 a 1997 e exerceu a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no biênio 1993/1995. Integra o STJ desde 1998, tendo presidido a Quinta Turma e a Terceira Seção do Tribunal.