02/09/2021 - 13:23 | última atualização em 03/09/2021 - 13:54

COMPARTILHE

Galeria de Presidentes inaugura mudança da Caarj para o prédio da OABRJ

Cerimônia deu o pontapé inicial à transferência da Caixa para o prédio da Ordem

Jornalismo Caarj


A Galeria de Presidentes da Caarj foi inaugurada na última terça-feira, dia 31, apresentando para a advocacia todos os 21 presidentes que antecederam a atual gestão. Durante o encontro, os presentes também puderam conhecer as novas instalações da Caixa de Assistência, que transferiu sua sede para o 2º andar do prédio da OABRJ.

“Esta galeria é muito mais do que uma singela homenagem aos presidentes que passaram pela Caarj e muito fizeram pela advocacia. Ela carrega a história de diretorias incansáveis e lembra a assistência desempenhada para atender às necessidades apresentadas por milhares de colegas”, explicou Ricardo Menezes, atual presidente da Caixa.

Representando a diretoria da OABRJ, a vice-presidente, Ana Tereza Basílio, relembrou que a passagem de cada presidente elevou a advocacia ao patamar que se encontra hoje.

“Cada um ajudou a construir esta belíssima casa estendendo a mão à advocacia, assim como o Ricardo está fazendo. É muito importante para que a gente sempre lembre de todos que doaram e continuam a doar por nós”, afirmou Basílio.

Galeria de Presidentes da Caarj / Foto: Flávia Freitas (Caarj)

O evento contou com a presença dos ex-presidentes Themistocles Pinho (triênio de 1980 a 1982 e 1982 a 1984), Octavio Augusto (1993 a 1995, 1995 a 1997 e 1998 a 2000), Manoel Petito (2001 a 2003 e 2004 a 2006) e Marcello Oliveira (2013 a 2015 e 2016 a 2018), que compartilharam momentos marcantes pelos quais passaram enquanto dirigentes da Caixa.

“Sou de uma Caarj que funcionava embaixo da escada do antigo TJRJ, em um início modesto. O que vi aqui hoje é atualidade! É uma emoção muito grande ver que a Caixa cresceu, está atuante e em constante aprimoramento dos serviços”, orgulhou-se Themistocles.

Octavio Augusto considera a Caarj como uma escola. “A Caixa é o braço social e humano da Ordem. É ela que socorre a advocacia nos momentos difíceis. Aqui vi pessoas nascendo e falecendo, chorei, ri bastante, fiquei alegre e também triste. Vi, nesse tempo em que fiquei aqui, o que é a vida”, disse.

Atuante por dois mandatos, Manoel Petito visitou todas as instalações da nova sede e reviu colegas. “Estou muito feliz por ver que o atual presidente está dando seguimento ao caminho que a Caarj sempre deu prioridade: assistência à advocacia”, declarou Petito.

Presidente na gestão anterior e atual tesoureiro da Ordem, Marcello Oliveira reiterou a adaptação constante da instituição para sempre atender as necessidades do momento.

“Ter o meu retrato somado ao de tantos brilhantes colegas e saber que outros também serão expostos no futuro, nos dá a dimensão do nosso trabalho. É um prazer ver esta Caarj vibrante, pulsante e alegre, que passa a energia necessária para a atuação de todas as equipes de trabalho”, frisou Marcello.

Abrir WhatsApp