A inteligência artificial entrou pelas portas da OABRJ na manhã desta sexta-feira, dia 5, e convidou toda a advocacia a se imergir nesse assunto atual e urgente, que já está transformando as rotinas produtivas do universo do trabalho. Se você não conseguiu estar presente na sede da OABJ, é possível assistir à programação, na íntegra, a qualquer momento, pelo canal do Youtube da Seccional Da manhã até a noite, foram abordados temas como inteligência artificial e ética, educação, serviços financeiros, gestão de riscos, futuro do trabalho, diversidade, inclusão e uso da inteligência artificial na advocacia pública e privada. Colegas viraram alunos por um dia de grandes nomes do ramo da tecnologia e informação, puderam conhecer novas ferramentas e descobrir como aplicar a inteligência artificial em suas rotinas profissionais. A idealizadora Maria Luciana Pereira de Souza expressou satisfação por ter conseguido engajar tantas pessoas para aprender sobre um tema de grande relevância para a advocacia moderna. “Nós, advogados e advogadas, também precisamos ouvir pessoas técnicas. Não podemos continuar recebendo informações enviesadas”, afirmou, no encerramento do forúm. Pouco antes, ao tratar do futuro do trabalho e apresentar dados sobre os desafios que a diversidade impõem a este admirável mundo novo das IAs, citando a disparidade salarial e de ocupação de cargos de liderança entre gêneros, raças e pessoas com deficiência no meio empresarial, a diretora executiva da TA Consultoria, Ticyana Arnaud, abordou aspectos psicológicos e dificuldades do manuseio dessas novas ferramentas. Em tom otimista, desconstruiu o medo de a IA substituir cargos e profissões, enfatizando que a IA não deve ser temida, mas usada a favor do trabalhador humano. “A inteligência artificial não é algo novo - ganhou posição de destaque há cerca de 19 meses por causa da pandemia e por todas as tecnologias que foram desenvolvidas para facilitar a vida das pessoas. A inteligência artificial para a advocacia pode ser usada como um apoio para ajudar na aceleração dos resultados, suporte no momento de audiências, entre outras funções".