27/11/2014 - 12:33 | última atualização em 27/11/2014 - 13:27

Financiamento de empresas é alvo de críticas em ato por reforma política

redação da Tribuna do Advogado

"Empresas não doam, mas investem em busca de retorno. Temos que eliminar isso de de nosso ordenamento jurídico". A fala do presidente da Comissão Estadual da Verdade, Wadih Damous, na abertura do ato pela reforma política, nesta quinta-feira, dia 27, na Seccional, resumiu a principal preocupação dos presentes. "Que reforma política queremos? Existem diversas questões em pauta. Algumas porém são defendidas com ardor por entendermos serem fundamentais para o aperfeiçoamento da nossa democracia, como o financiamento de campanhas", afirmou.

Já o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, reafirmou a importância do tema e o papel da OAB/RJ na mediação dos debates. "A reforma política é uma das maiores unanimidades da atualidade. Temos orgulho de nossa posição de vanguarda e de promover diversos debates sobre o tema", disse o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.

O deputado federal Aldo Arantes (PC do B), que fez parte da mesa, defendeu o plebiscito como o melhor caminho para as mudanças. "Precisamos convencer a sociedade de que essa reforma é apenas a primeira e vai abrir caminho para as outras. O povo foi às ruas pedindo mudanças e estamos propondo isso agora".

Parlamentares e integrantes da diretoria da Seccional falaram sobre os pontos apresentados pela Coalizão em Defesa da Reforma Política Democrática, da qual a OAB é integrante. Entre as propostas, que precisam ser chanceladas por 1,5 milhão de pessoas, estão o fim do financiamento de empresas a campanhas eleitorais, a votação em duas etapas - partido e candidato - para cargos do legislativo, a paridade de gênero entre candidatos e o fortalecimento de mecanismos de democracia direta.

Também compuseram a mesa os presidentes da Caarj, Marcello Oliveira e do Sindicato dos Advogados, Álvaro Quintão, o vice-presidente e o tesoureiro da Seccional, Ronaldo Cramer e Luciano Bandeira, o conselheiro federal pelo Rio Cláudio Pereira, o presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da OAB/RJ, Marcus Vinícius Cordeiro, e o assessor da Presidência da Ordem do Rio Anderson Prezia.