07/08/2024 - 17:37 | última atualização em 07/08/2024 - 18:14

COMPARTILHE

Fim do 'corujão': TRT1 implementa pedido da OABRJ e faz valer novo horário para pedido de preferência de julgamento e sustentação oral na 2ª instância

Biah Santiago





Sexta-feira, dia 9, será o dia em que o Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região (TRT1) deixará no passado o incômodo horário da madrugada - apelidado pela advocacia de "corujão" - de marcação do pedido de preferência de julgamento e sustentação oral de processos nas pautas designadas na 2ª instância e fará valer um horário mais razoável, a partir das 8h do quinto dia útil anterior à data da sessão. O fim do prazo continua o mesmo: à meia-noite do segundo dia antes da audiência. A mudança foi conquistada pela OABRJ, que levou à Presidência do tribunal a angústia de colegas cujo descanso estava sendo perturbado pela antiga regra. 

Para a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, a medida respeita e se adequa à realidade da advocacia trabalhista.


“Os horários anteriores não estavam condizentes à realidade da advocacia trabalhista, especialmente para o cotidiano das advogadas mães, que, às vezes, têm jornada dupla de trabalho. Muitos dos colegas têm audiências marcadas na Justiça do Trabalho para logo cedo, às 8h da manhã, por exemplo, então, seria inviável que eles esperassem até a meia-noite para escolher a preferência da sustentação oral”, considerou Basilio.



Fique atento: a atualização do sistema será realizada às 15h da quinta-feira, dia 8, o que pode ocasionar indisponibilidade no PJe.

Abrir WhatsApp